Entre os dias 3 e 5 de julho, a cidade de Belo Horizonte (MG) será sede do 18º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica (CBMIPed). Promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), e com apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o evento tem como objetivo congregar especialistas de todo o País para debater os temas mais relevantes da área e divulgar o atual estado da arte na assistência à criança e adolescente em estado crítico.
“Durante esses quatro dias teremos a oportunidade de discutir os desafios e os avanços mais recentes na medicina intensiva pediátrica, abordando tópicos que vão desde as melhores práticas clínicas até inovações tecnológicas que estão mudando nossa especialidade. A programação inclui mesas-redondas, hot-topics, sessões interativas e cursos práticos no pré-congresso, proporcionando um espaço para discussões e troca de experiências com colegas de diversas partes do Brasil e do mundo”, enfatizou o dr. Luis Fernando Andrade de Carvalho, presidente desta edição do Congresso.
Entre os temas abordados no evento estarão a sepse; morte encefálica em pediatria; mecânica respiratória; POCUS na UTIP; manejo da coagulopatia; PICU Liberation; terapia extracorpórea; cuidados paliativos; a UTI do futuro; e mais. Além disso, no dia 2 de julho serão realizados os cursos pré-congresso: “Liberação da UTIP”; “Cuidado paliativo na UTI Pediátrica”; “Pediatric Ultrasound Life Support (PULS)”; “Curso de atualização em ventilação pulmonar mecânica pediátrica”; e “Curso teórico-prático de ECMO para intensivistas pediátricos”.
O evento contará também com a presença de alguns palestrantes internacionais como os drs. Robinder Khemani (EUA); Martin Kneyber (Holanda); Ericka Fink (EUA).
Diretora da SBP defende a valorização da pediatria em todos os ní...
06/06/2025 , 13:22Tabagismo entre jovens preocupa especialistas, alerta SBP em even...
06/06/2025 , 10:46Especialistas da SBP apresentam diretrizes atualizadas sobre rini...
06/06/2025 , 13:59Nutrição nas Doenças Inflamatórias Intestinais em Pediatria
06/06/2025 , 08:13Cartilha inédita orienta mães e pais sobre efeitos das mudanças c...
05/06/2025 , 10:58Partículas invisíveis, danos reais: SBP alerta para os efeitos do...
05/06/2025 , 10:50