A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou uma nova campanha para disseminar entre os pediatras conhecimentos a respeito da Deficiência da Síntese de Ácidos Biliares (BASD), condição metabólica hereditária e rara, que afeta o fígado. A iniciativa voltada à atualização científica foi divulgada durante o webinar transmitido por meio do site da SBP, de forma exclusiva para os associados da entidade, na última quarta-feira (8).
As explanações foram iniciadas pela presidente do Departamento Científico (DC) de Hepatologia da SBP, dra. Gilda Porta. A especialista conceituou as características e mecanismo centrais da doença e destacou a importância do diagnóstico precoce para um bom prognóstico. Na sequência, o integrante do DC de Genética da SBP, dr. Isaias Soares de Paiva, abordou os aspectos genéticos de desordens de síntese de ácido biliar, bem como as manifestações “Colangite intra-hepática familiar (PFIC)” e “Alagille”.
Por fim, a integrante do DC de Hepatologia da SBP, dra Renata Belém Pessoa de Melo Seixas, discorreu a respeito das possibilidades de diagnósticos diferenciais, reforçando os principais sinais e sintomas e as opções de tratamento atualmente disponíveis. Após as apresentações das aulas, os espectadores enviaram ainda questões que foram respondidas pelos especialistas da SBP.
Novo decreto sobre reciclagem de plásticos é avanço para a saúde,...
27/11/2025 , 14:42
SBP e Conasems discutem proposta para fortalecer a Pediatria nos ...
27/11/2025 , 10:00
Álcool também é prejudicial para a gestante e o recém-nascido
27/11/2025 , 08:03
Diagnóstico tardio reduz chance de cura do câncer infantojuvenil ...
26/11/2025 , 16:16
SBP e Soperj promovem atividade funcional, tenda de imunização e ...
25/11/2025 , 09:42
Pediatras organizam ato nacional em defesa do atendimento qualifi...
24/11/2025 , 16:26