Em parceria pioneira, PRN-SBP recebe doação de 27 incubadoras adaptadas ao transporte neonatal

O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) recebeu a doação de 27 incubadoras adaptadas ao transporte neonatal de alto risco. Os equipamentos foram cedidos pela Fanem, empresa brasileira especializada em equipamentos neonatais, para serem utilizados durante os treinamentos do Curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco.

Conforme explica o dr. Sergio Marba, membro do Grupo Executivo do PRN-SBP e do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, os equipamentos são versões modificadas especialmente para uso nestes cursos. “O objetivo do curso é ensinar médicos e outros profissionais de saúde a realizarem o transporte intra e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro. Nesse sentido, a incubadora é um item essencial para o treinamento prático dos participantes”, afirmou.

Cada uma das 27 filiadas estaduais da SBP recebeu uma incubadora. Anteriormente, os instrutores precisavam utilizar incubadoras emprestadas das próprias unidades de saúde. “Esse era um desafio que, muitas vezes, dificultava a realização do treinamento, pois o mais comum é que os equipamentos estejam sendo usados para dar suporte a algum paciente no local de trabalho”, frisou o dr. Sergio Marba. Outra alternativa era recorrer ao empréstimo de equipamentos com representantes comerciais, o que também representava um obstáculo.

De acordo com o especialista da SBP, a ideia da doação às filiadas estaduais surgiu após conversas com representantes da empresa Fanem. “Em nome do PRN-SBP e da diretoria da SBP, gostaríamos de agradecer aos representantes comerciais, Rodrigo Macedo e Fernando Ginez Lopes, que, desde o primeiro momento, abraçaram a ideia de contribuir com o Programa. Nossa gratidão se estende também aos líderes da Fanem, Rubens Massaro, Roberto Massaro e Djalma Luiz (in memoriam), que acreditaram neste projeto. Também não poderíamos deixar de reconhecer o apoio incondicional do ex-presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, e das coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, sem os quais essa conquista não teria sido possível”, concluiu.

O CURSO - Com carga horária de oito horas, uma aula teórica e quatro aulas práticas, o Curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco utiliza, além da incubadora de transporte, a bomba perfusora, monitores, manequim de intubação e diversos outros materiais. “É uma estrutura complexa, inclusive porque ele ocorre nos mais diversos locais do Brasil. O acesso a equipamentos adequados possibilita a ampliação no número de treinados. Por isso, estamos em busca de outros parceiros que possam auxiliar nessa missão de qualificar o atendimento oferecido aos neonatos”. Os interessados podem entrar em contato por meio do e-mail: [email protected].

A coordenação nacional do PRN-SBP é capitaneada pelas dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg. Além do dr. Sergio Marba, o grupo executivo à frente do curso também conta com os drs. Jamil Pedro de Siqueira Caldas, José Roberto de Moraes Ramos, Marcia Gomes Penido Machado e Paulo de Jesus Hartmann Nader.