A abertura do 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã de quinta-feira (20), foi marcada por emoção, lembranças e histórias. Nos discursos, os especialistas abordaram a importância da área de atuação em neonatologia na vida das crianças brasileira, além de relembrarem histórias sobre as práticas da neonatologia de antigamente e como as novas tecnologias e a humanização do atendimento revolucionaram a forma como o bebê e sua família são tratados.
A atividade contou com falas dos presidentes da SBP, dr. Edson Liberal; da Soperj, dra. Anna Tereza Miranda Soares; do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dra. Lícia Maria Oliveira Moreira; desta edição do Congresso, dr. Luís Eduardo Vaz de Miranda.
Na oportunidade, o presidente da SBP reforçou o trabalho diuturno da entidade na defesa dos direitos dos pediatras e da agenda global das crianças e adolescentes, além de destacar a simbologia do dia 20 de novembro para o público infantojuvenil.
“Hoje, 20 de novembro, precisamos reforçar compromissos essenciais. Celebramos o Dia Universal da Criança, instituído pela ONU em 1954. Isso nos lembra que a defesa da infância é uma responsabilidade ética, global e permanente. Também celebramos o Dia da Consciência Negra, momento de refletir sobre a persistência do racismo e das profundas desigualdades que marcam a vida de milhões de crianças e adolescentes negros no Brasil”, destacou.
Para o dr. Edson Liberal, é fundamental reconhecer “que essas crianças enfrentam mais vulnerabilidades, mais obstáculos e maiores riscos em saúde, educação e proteção social. Como pediatras, temos o compromisso de atuar para superar essas iniquidades e promover equidade racial em todos os espaços de cuidado”, enfatizou Liberal.
O pediatra ainda elogiou a missão do Programa de Reanimação Neonatal em Angola; a equipe responsável pelo exame de titulação em neonatologia; e conclamou a todos para divulgarem os materiais produzidos pela SBP voltados às famílias.
COMPOSIÇÃO - A mesa de abertura foi composta ainda pela 1ª vice-presidente da SBP, dra. Lilian Sadeck; pelos representantes do Secretário Municipal de Saúde do Rio De Janeiro, dra. Ana Murai; da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, dra; Maria de Lourdes de Oliveira Moura; do diretor do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ), dra. Maria Auxiliadora Gomes; e pela vice-presidente da Associação Latino-americana de Pediatria (Alape), dra. Stella Maris Gil.
PREMIAÇÃO - Na ocasião, aconteceu também a cerimônia de entrega do prêmio Nicola Albano, que foi apresentada e entregue pelas dras. Maria Albertina Santiago Rego e Laura de Fátima Afonso Dias. A premiação reconheceu profissionais que se destacam pela dedicação à qualidade da assistência neonatal, à pesquisa científica e à formação de futuros líderes em neonatologia.
Confira os trabalhos premiados em cada categoria:
O 27º Perinato é promovido pela SBP em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e vai até o sábado (22), no Rio de Janeiro (RJ).
PEDCAST SBP: "Seletividade alimentar: dicas para ajudar seu filho...
15/12/2025 , 11:41
Confira os aprovados para Área de Atuação em Neonatologia
15/12/2025 , 11:29
SBP promove live sobre direito da criança de não sentir dor
15/12/2025 , 10:32
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08