Com o objetivo de debater os temas atuais mais críticos e fundamentais da neonatologia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu, nesta sexta (30), em Brasília (DF), o I Fórum de Neonatologia. A atividade, que teve como tema “Desafios e Ética na Assistência Neonatal: Qualidade, Tecnologia e Humanização”, congregou diversos especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que falaram desde a prematuridade extrema até questões relacionadas à residência em neonatologia e assistência em sala de parto.
Um dos importantes tópicos trazidos nos debates foi o questionamento “Faltam Neonatologistas no Brasil?”. “Essa mesa nos convoca, nos provoca e responsabiliza. Em um país continental, com grandes desigualdades regionais, sobrecarga assistencial, dificuldade de fixação do profissional e de sua formação, debater a escassez real ou percebida é conversar sobre política, responsabilidade institucional e compromisso ético da garantia da assistência”, destacou a moderadora da mesa, dra. Ana Jovina Barreto Bispo, coordenadora da Região Nordeste da SBP, na abertura dos debates.
O primeiro a falar no painel foi o diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fábio Guerra, com uma apresentação sobre o perfil da neonatologia no Brasil. O pediatra destacou os números da Demografia Médica 2025, mostrando as desigualdades de distribuição dos pediatras e neonatologistas nos estados, nas redes pública e privada, além de abordar a distribuição de vagas de residência médicas, entre outros assuntos.
“Temos situações que precisam ser trabalhadas com relação à distribuição dos especialistas, e isso não pode ser uma justificativa para que os gestores substituam a presença do pediatra em áreas de extrema importância na assistência às nossas crianças e adolescentes. Hoje, infelizmente, temos visto a ausência do pediatra na atenção primária e na urgência e emergência”, disse.
RESIDÊNCIA MÉDICA – Na sequência, o dr. Bruno Leandro de Souza, coordenador do Grupo de Trabalho de Jovens Pediatras da SBP, trouxe um debate sobre o “Acesso Direto a Especialidade na Residência Médica”. Em sua fala, o pediatra abordou questões como condições de trabalho, baixa atratividade para a área, funil da formação, entre outros.
Ainda sobre o mesmo tema, o dr. Eduardo Jorge, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, conselheiro federal de medicina pelo estado de Pernambuco e coordenador da Câmara Técnica de Neonatologia do CFM, trouxe informações internacionais que mostram a necessidade da formação prévia em pediatria para fazer neonatologia.
“O neonatologista é, antes de qualquer coisa, um pediatra, porque ele vai acompanhar o nascimento, a UTI Neonatal, o crescimento e desenvolvimento da criança. Essa trajetória de cuidado exige conhecimento pediátrico abrangente. O contexto clínico pediátrico é indispensável para decisões terapêuticas adequadas. Além disso, a formação em pediatria desenvolve competências essenciais que não podem ser adquiridas exclusivamente no ambiente da UTI Neonatal”, destacou o dr. Eduardo Jorge.
ASSISTÊNCIA – Durante o evento, houve ainda a palestra “Assistência em Sala de Parto: Atualizações das Diretrizes”, conduzida pela dra. Maria Fernanda Branco de Almeida, coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal da SBP. A especialista apresentou dados preliminares das novas diretrizes, o que é preconizado, os fluxogramas de atendimento, a importância do minuto de ouro, entre outros
Conforme explicitou, em outubro de 2025, o International Committee on Resuscitation (ILCOR) publicou as novas recomendações para assistência ao nascimento. Atualmente, a equipe do PRN-SBP está na fase de redação das diretrizes brasileiras em reanimação neonatal, que será lançada durante o 10ª Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, em maio.
PALESTRANTES – Na ocasião, estiveram presentes ainda a dra. Rita de Cássia dos Santos Silveira, membro do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, falando sobre “Prematuridade Extrema: O Limite da Viabilidade e as Implicações Éticas no Cuidado”; e a dra. Marynéa Silva do Vale, Diretora de Integração Regional da SBP, coordenando a mesa de “Cuidados Paliativos em Neonatologia”.
PEDCAST SBP: "Consulta pediátrica pré-natal com o pediatra: por q...
29/01/2026 , 16:38
Congresso Mundial de Emergência Pediátrica contará com 13 cursos ...
28/01/2026 , 16:16
A consulta Pediátrica Pré-natal: Atualização 2025
27/01/2026 , 09:37
PEDCAST SBP: "Uso de desodorantes por crianças: a partir de quand...
26/01/2026 , 15:55
Síndrome de Alagille em Pediatria no Brasil e os Inibidores do Tr...
23/01/2026 , 09:44
PEDCAST SBP: "Passeios com crianças no verão: dicas e cuidados"
19/01/2026 , 16:06