Com objetivo de promover e proteger o aleitamento materno entre mulheres inseridas no mercado de trabalho, o Ministério da Saúde com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promovem periodicamente as oficinas da Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta por todo o País. Nos dias 21 e 22 de agosto, em São Luís (MA), foi promovida uma edição voltada à formação de tutores, com a participação das especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da SBP, dra. Rossiclei Pinheiro, como facilitadora, e dra. Vanessa Macedo, como aluna da capacitação visando ampliar a formação de outros facilitadores ligados ao Departamento.
Na oportunidade, a Diretora de Integração Regional da SBP, dra. Marynéa Silva também esteve presente na mesa de abertura representando a diretoria da instituição. Conforme explica a presidente do DCAM, dra. Rossiclei, a formação de novos tutores é fundamental para capilarizar a Estratégia e multiplicar a informação por todo o País. “Eles orientam gestores, profissionais de saúde e trabalhadores sobre os direitos da mulher que amamenta, quebrando barreiras culturais e institucionais. Além disso, ajudam as mães a conciliarem a amamentação com a vida profissional, prevenindo o desmame precoce”, enfatiza.
A pediatra ressalta, ainda, que a formação de tutores permite o fortalecimento de uma rede permanente de suporte. “A formação de tutores garante que haja profissionais preparados para treinar equipes, monitorar a qualidade das salas de apoio e avaliar a efetividade das ações junto ao Ministério da Saúde. A capacitação mantém a sustentabilidade da política, pois o rodízio e a rotatividade de profissionais nas empresas e órgãos públicos podem enfraquecer a continuidade da ação”, destacou.
ATIVIDADES – Na oportunidade, a Diretora de Integração Regional da SBP, dra. Marynéa Silva também esteve presente na mesa de abertura representando a diretoria da instituição.
A atividade foi estruturada a partir de um resgate histórico do envolvimento da SBP, que contou com a participação de políticos e artistas nacionais para sensibilizar gestores de empresas candidatas ao selo Empresa Cidadã. Em seguida, foram apresentadas experiências exitosas de instituições que já ampliaram a licença-maternidade para 180 dias e oferecem salas de apoio para mães lactantes que retornam ao trabalho.
Durante a oficina, foram apresentadas as leis trabalhistas que historicamente protegem a gravidez e a amamentação, além de orientações sobre como montar uma sala de apoio à amamentação nas empresas e quais requisitos garantem sua funcionalidade e benefícios aos empregadores. No segundo dia, o grupo foi dividido entre as facilitadoras, que visitaram empresas candidatas a implantar salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta.
Segundo a dra. Rossiclei Pinheiro, a equipe da SBP já planeja criar um grupo específico para identificar empresas candidatas à adesão à Lei 11.770/2008, em articulação com as filiadas da Sociedade. “Queremos viabilizar salas de apoio em hospitais universitários e maternidades vinculadas à Rede de Banco de Leite Humano, com apoio das instituições e da SBP. Além disso, vamos elaborar um documento científico sobre a Estratégia MTA e desenvolver um curso EAD de sensibilização para pediatras”, concluiu.
PEDCAST SBP: "Alergia ao leite de vaca"
22/09/2025 , 10:27A cada 10 minutos, o Brasil registra um atendimento de adolescent...
22/09/2025 , 09:44Secretária-geral da SBP participa do lançamento da 4ª edição da c...
22/09/2025 , 16:23Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59