Fórum Regional Sul da SBP destaca importância da atuação pediátrica na Atenção Básica

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu uma nova edição do Fórum Regional “Pediatra na Atenção Primária: qualidade desde o primeiro contato”, desta vez, reunindo especialistas da Região Sul do País. O evento, realizado em formato on-line, é o terceiro da série, que já contemplou as Regiões Sudeste e Norte e acontecerá em breve no Centro-Oeste e Nordeste. O encontro visa fortalecer o papel de protagonismo do pediatra no contexto de promoção da saúde integral de crianças e adolescentes, com ênfase no primeiro nível de assistência.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO FÓRUM

A abertura foi conduzida pela diretora de Integração Regional da SBP, dra. Marynea Silva do Vale, que destacou a importância do acompanhamento pediátrico para assegurar qualidade no atendimento. “A integralidade do cuidado, passando desde a prevenção de danos até o tratamento de doenças é parte constitutiva da formação do pediatra e, por isso, é um profissional indispensável em conformidade com as boas práticas de assistência à população na faixa de zero a 19 anos. O Fórum é um espaço para reafirmarmos essa condição, em diálogo não apenas com os pediatras, mas também com gestores e outros atores institucionais envolvidos na defesa da infância e adolescência, como promotorias de saúde, defensoria pública, secretarias de saúde e Conasems”, frisou.

Na oportunidade, a diretora de Departamentos Científicos da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), dra. Isabela de Carlos Back, apresentou dados do estudo “Mapa da saúde das crianças e adolescentes catarinenses”, ressaltando a importância do pediatra na rede de atenção à saúde infantil em Santa Catarina. Na sequência, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, dr. Francisco de Oliveira Neto, falou sobre o papel da Justiça na defesa das crianças e dos adolescentes. 

A realidade da pediatria nos três estados da Região Sul foi discutida, respectivamente, pelo presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), dr. Vitor Horácio; pela presidente da SCP, dra. Rose Terezinha Marcelino; e pelo representante da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), dr. Benjamin Roitman. 

Além disso, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da SBP, dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, comentou aspectos relacionados ao papel do pediatra na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ao final das apresentações, os especialistas responderam aos questionamentos e comentários encaminhados pela audiência. A moderação do evento foi conduzida pela coordenadora de Integração Regional do Sul, dra. Nilza Perin.