GT de Países de Língua Portuguesa promove o segundo webinar sobre saúde do adolescente

Com o objetivo de debater temas relacionados à adolescência, o Grupo de Trabalho (GT) de Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou o segundo evento sobre o tema, com as palestras: os sinais de alerta de sofrimento mental na adolescência e o adolescente e as redes sociais. Em sua fala de abertura, o presidente da insituição, dr. Edson Liberal, ressaltou a importância do tema. “É com muita honra que começamos este webinar sobre adolescência. Esse é um ponto fundamental na nossa gestão, e quero deixar aqui a minha homenagem e agradecimento a todos os convidados da live”, destacou.

A primeira apresentação foi conduzida pela presidente do Departamento Científico (DC) de Medicina do Adolescente da SBP, dra. Lilian Day Hagel. Ela abordou as principais situações de risco enfrentadas pelos adolescentes, os fatores que contribuem para esses contextos, as consequências dessas experiências e as estratégias de prevenção e apoio disponíveis.

Na sequência, a especialista portuguesa dra. Alexandra Luz, secretária da Sociedade Portuguesa de Pediatria, abordou a interação do adolescente com as redes sociais. A palestrante destacou o funcionamento do cérebro nessa faixa etária, os aspectos positivos e os riscos do uso das redes, as experiências internacionais sobre o tema e o papel do pediatra diante desse cenário. A moderação foi conduzida pelo Dr. Elisio Pedro Info, pediatra representante da Guiné-Bissau. O encontro, realizado em outubro, foi transmitido pelo site e pelas redes sociais. 

ASSISTA AO WEBINAR COMPLETO

O encontro contou ainda com a participação da coordenadora do GT, dra. Marcela Damásio. Ao final, das apresentações, houve um momento de interação dos especialistas com os participantes que tiveram suas perguntas respondidas.