GT de Países de Língua Portuguesa promove segunda live sobre emergências pediátricas

O tema “Emergências Pediátrica II” foi discutido pelo Grupo de Trabalho (GT) Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa, em uma nova live promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O encontro, transmitido gratuitamente por meio do YouTube, Facebook e site oficial da SBP, no dia 10 de abril, contou com debates sobre crise asmática e trauma na criança.

ASSISTA AQUI AO WEBINAR

Em sua fala de abertura, a coordenadora do GT, dra. Marcela Damásio, destacou o êxito e excelência dos webinares e adiantou uma novidade sobre a cooperação do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP) com Angola. “O projeto de capacitação de profissionais angolanos no PRN já tem data. Deve acontecer no final de setembro deste ano. Com isso, nosso grupo está expandindo as atividades e promovendo a integração”, disse.

A apresentação sobre crise asmática a cargo da dra. Nilza Mussagy, de Moçambique. A pediatra intensivista apresentou as diferenças entre asma, crise asmática e status asmático, e as discussões sobre os usos da nomenclatura do último termo. Também abordou fatores desencadeantes, fatores de risco, diagnóstico, abordagem e outros aspectos da doença. 

Já a segunda aula, intitulada “Abordagem ao trauma na criança”, foi feita pelo pediatra e emergencista dr. Osmar Colleone (Brasil). O especialista abordou as particularidades da criança no trauma, em especial as proporções de segmentos do corpo; uso do torniquete em pediatria; o ABCDE do trauma; o uso de hemoderivados no trauma; entre outros tópicos.

A atividade contou ainda com a participação dos drs. Edson Ferreira Liberal (vice-presidente da SBP) e Sérgio Amantéa (presidente do Departamento Científico de Emergência da SBP), além da moderação do dr. Heriberto Arenciba Sosa, de Cabo Verde.