A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu um novo webinar para discutir o tema “Cuidados com o bebê de risco: estratégias que salvam vidas”. O encontro online foi transmitido por meio do site e das redes sociais da entidade, e contou com a participação dos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE
A abertura do evento ficou a cargo do presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, que destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo GT ao longo de quase dois anos. “A atuação deste Grupo tem sido extremamente proveitosa. Aprender e compartilhar experiências é uma das formas mais ricas de aprimoramento profissional e humano”, pontou.
A coordenadora do GT, dra. Marcela Damásio, também participou auxiliando na moderação do webinar. A especialista ressaltou que os esforços em prol de reduzir os índices de mortes evitáveis são sempre oportunos, especialmente a qualificação dos pediatras em estratégias e condutas que podem ser usadas na prática e de maneira massiva.
As apresentações científicas foram iniciadas pela integrante do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dra. Marynea Silva do Vale, e pela enfermeira de neonatologia, Domingas Correia. Ambas comentaram a respeito de experiências exitosas relacionadas ao “Método Canguru”, no contexto do Brasil e Guiné-Bissau, respectivamente.
Na sequência, a presidente da Sociedade Portuguesa de Neonatologia (integrada à Sociedade Portuguesa de Pediatria), dra. Gabriela Mimoso, abordou a ventilação não invasiva, com foco em revisões e na assistência ao prematuro tardio. Já a representante da Associação de Neonatologia da África, dra. Sónia Bandeira (de Moçambique), ministrou uma aula sobre alimentação precoce.
Após as explanações, a presidente do Colégio da Pediatria da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, dra. Melcide Fontes Costa, que também esteve à frente da moderação do evento, conduziu a sessão dedicada a responder às dúvidas dos espectadores.
Nota de pesar: dr. Akira Ishida
27/12/2025 , 11:40
50ª edição do Famílias em Pauta aborda hipertensão arterial na in...
26/12/2025 , 11:10
PEDCAST SBP: "Gastrite em crianças e adolescentes: saiba os sinai...
22/12/2025 , 11:44
Está no ar a nova edição do Jornal de Pediatria: volume 101, núme...
19/12/2025 , 10:56
Especialistas do GT de Países de Língua Portuguesa abordam questõ...
19/12/2025 , 10:18
RP Convida recebe o dr. Daniel Becker
19/12/2025 , 10:17