Impacto cada vez maior: novos resultados do JPED reforçam trajetória de crescimento e reconhecimento internacional

O CiteScore da Scopus acaba de divulgar o aumento do índice do Jornal de Pediatria (JPED). O periódico científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) passou do percentil 84 em 2023, para o percentil 86 em 2024. Na prática, o resultado demonstra a solidez dos avanços obtidos pelo JPED nos últimos anos, numa trajetória ascendente de reconhecimento no campo acadêmico da medicina. A nova pontuação (de 5,3) mantém a publicação no Quartil 1 (Q1) entre as 342 revistas pediátricas internacionais avaliadas pelo indicador.

Segundo o editor-chefe do JPED, dr. Renato Soibelmann Procianoy, o índice mensura a média de citações recebidas por artigo publicado no Jornal em comparação a outras revistas acadêmicas da mesma área de conhecimento, durante um período de quatro anos.

“O novo marcador classificou o JPED na posição 46, no percentil 86. Ou seja, atualmente, somente 14% das publicações internacionais estão à nossa frente. É uma conquista importante para a SBP, que demonstra a força da pediatria brasileira como um todo”, explica.

FATOR DE IMPACTO – A mesma tendência de consolidação pode ser verificada por meio da pontuação apresentada pelo último relatório do Journal Citation Reports (JCR), tendo como referência o ano de 2024. O JPED continua a integrar o Q1 do ranking de periódicos indexados pela Web of Science (Thomson Reuters).

“Obtivemos o grau 2.5 de fator de impacto. Dentro de um grupo de 191 publicações, essa nota nos coloca na 41ª posição. Desse modo, o JPED está entre 25% das publicações pediátricas internacionais com melhor alcance, ou seja, no Quartil 1,”, esclarece o dr. Renato Procianoy.

O JPED – Publicação bimestral da SBP, está em circulação desde 1934 e se dedica à divulgação de artigos originais e revisões que abrangem as diversas áreas da especialidade. Ao longo das últimas décadas, o JPED tem se consolidado como uma referência internacional, reforçando sua posição de prestígio no cenário editorial.