Entre os dias 10 e 12 de abril, acontece em Porto Alegre (RS), o 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Pneumoped). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), congregará especialistas de todo o Brasil para apresentar as últimas inovações no cuidado respiratório infantil.
Conforme destaca o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, a pneumologia pediátrica está intimamente ligada à rotina do pediatra. Desse modo, durante o evento, serão discutidos os desafios diários mais representativos dessa área de atuação.
“Estarão em pauta assuntos referentes à pandemia de covid-19 e suas implicações na criança, a prevalência da tuberculose, a fibrose cística, as vacinas importantes para a prevenção em todas as idades, a asma, o vírus sincicial respiratório (VSR), as infecções bacterianas e diferentes abordagens terapêuticas. Em suma, variados e instigantes debates”, frisou.
A grade científica do 18º Pneumoped contemplará também discussões para além das especificidades, com reflexões sobre a ida precoce para as creches, cigarros eletrônicos, a relação médico-paciente-família no século XXI, entre outras.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Na avaliação do presidente do Congresso, dr. Leonardo A. Pinto, o evento deste ano deve ser especial, uma vez que a pneumologia pediátrica vem atravessando um período de intensos avanços. Segundo o pediatra, algumas doenças de alto impacto estão passando por mudanças que devem se intensificar ainda mais nos próximos anos.
“As novas possibilidades de prevenção dos casos graves de bronquiolites e pneumonias causadas pelo VSR podem mudar completamente a nossa forma de atuação. Além disso, novos tratamentos vêm modificando o controle das doenças respiratórias crônicas da infância. Os avanços estão sempre acompanhados de novos desafios. Temos observado também um aumento dos casos de pneumonias complicadas e um avanço global dos casos de tuberculose”, descreve ele.
De acordo com o dr. Leonardo, além disso, o reencontro será mais uma oportunidade para o povo gaúcho agradecer por todo apoio recebido face a tragédia climática, que assolou o estado no ano passado. “Não perca essa oportunidade de aprender com os maiores nomes da área, aprimorar a sua prática clínica e trocar experiências com colegas de todo o País”, finalizou.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25