Quatro novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) foram enviadas para os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no mês de maio. Os pediatras receberam informativos do número 9 ao 12 sobre temas como: hipotireoidismo congênito, a relação entre a duração do sono no desenvolvimento das crianças, diabetes tipo 1 e fatores associados aos padrões alimentares de adolescentes brasileiros.
“O Reporte Semanal do JPed tem se consolidado como uma ferramenta de excelência para atualização científica contínua dos pediatras. Parabenizo todos os envolvidos pela curadoria qualificada dos temas e pela relevância das discussões apresentadas. É uma contribuição valiosa para a prática pediátrica baseada em evidências”, afirmou o presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal.
O último texto (nº 12) enviado no mês, intitulado “Factors associated with the dietary patterns of Brazilian adolescents: analysis of the National Survey of School Health”, traz comentários do dr. Túlio Konstantyner - Professor Adjunto e Chefe da Disciplina de Nutrologia, Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. O estudo abordou os padrões alimentares de adolescentes brasileiros, utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, com uma amostra de aproximadamente 125 mil estudantes.
Já o reporte nº 11 destaca a publicação “An analysis of the remission phase in type 1 diabetes within a multiethnic Brazilian sample” com ponderações da dra. Julienne Angela Ramires de Carvalho, que é Professora Associada do Departamento de Pediatria, da Universidade Federal do Paraná. Neste estudo brasileiro multicêntrico, o objetivo foi avaliar a frequência da fase de remissão (FR), os fatores influenciadores e a associação entre três diferentes critérios para definir a FR. A pesquisa foi baseada na coleta de dados epidemiológicos de pacientes ambulatoriais com diabetes tipo (DT1) obtidos dos prontuários e por contato telefônico.
A Doutora em Ciências e membro do Departamento Científico de Medicina do Sono da SBP, dra. Lisliê Capoulade, trouxe explanações sobre o reporte de nº 10: “Effect of sleep duration on child development in Fortaleza, Northeastern Brazil”. O estudo usou dados de uma coorte realizada com mães-bebês nascidos durante a pandemia de COVID-19, em julho e agosto de 2020, em hospitais públicos de Fortaleza. A coleta de dados foi feita aos 18 e 24 meses após o nascimento, numa amostra de 278 mães-bebês.
Por fim, o reporte nº 9, Analysis of motor, cognitive and language performance of infants undergoing treatment for congenital hypothyroidism, foi comentado pela dra. Marilza Leal Nascimento - Professora Adjunto do Departamento de Pediatria, da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa investigou a associação entre a idade de início do tratamento e o nível confirmatório de TSH com maior risco de atraso no desenvolvimento em bebês com hipotireoidismo congênito.
Presidente da SBP visita sede da AMB e reforça a importância da r...
21/07/2025 , 18:58PED CAST SBP: "Seu filho consome cafeína? Conheça os riscos desse...
21/07/2025 , 14:27Comissão Científica do 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia ...
18/07/2025 , 15:42Confira os novos reportes disponíveis do JPED
17/07/2025 , 14:25SBP realiza visita ao CFM para ampliar diálogo em defesa da saúde...
16/07/2025 , 19:45Tratamento da doença mão-pé-boca em crianças
15/07/2025 , 08:21