A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou, nesta sexta-feira (13), o edital de convocação para o processo seletivo referente ao cargo de editor-chefe do Jornal de Pediatria (JPED) para o mandato 2026-2029. Os interessados em concorrer à vaga deverão enviar os documentos listados no edital à secretaria da SBP, por meio do e-mail [email protected], no período de 13 de agosto a 13 de outubro de 2025.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL
Para se inscrever na seleção, o candidato deve possuir Título de Especialista em Pediatria (TEP), emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB), em conjunto com a SBP, e reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O especialista também precisa ser pesquisador com publicação regular em revistas indexadas (mínimo de três artigos publicados como autor ou coautor, em periódico indexado em Medline e/ou SciELO, comprovado por Currículo Lattes). Além disso, o candidato deve comprovar atuação como revisor de periódicos científicos de circulação nacional ou internacional.
A comissão julgadora do processo seletivo é composta por: dois membros da diretoria executiva da SBP (sendo um deles o diretor de publicações); dois representantes do Academia Brasileira de Pediatria (ABP); dois professores de pediatria de diferentes faculdades de Medicina; e dois membros do conselho editorial. Acesse aqui o documento de oficialização da comissão.
Após finalizada a seleção, o resultado será divulgado no site oficial da SBP (www.sbp.com.br) e no site do JPED (www.jed.com.br).
JPED – O Jornal de Pediatria, órgão oficial de divulgação científica da SBP, tem como missão promover a ciência e a arte da medicina aplicada à Pediatria, visando elevar o padrão do atendimento de crianças e adolescentes. O periódico tem como princípios a independência editorial, a responsabilidade científica e a excelência na difusão do conhecimento médico. Atualmente, o JPED encontra-se classificado no Quartil 1 (Q1) entre os periódicos pediátricos mais relevantes do mundo. O reconhecimento foi concedido pelo Journal Citation Reports (JCR), com base nos dados referentes ao ano de 2023.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25