Nota de falecimento: Dr. Paulo Augusto Moreira Camargos

É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa o falecimento do dr. Paulo Augusto Moreira Camargos, aos 76 anos de idade, ocorrido nesta quarta-feira (30), em Belo Horizonte (MG). O velório será realizado na quinta-feira (31), entre 9h e 14h, no saguão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Endereço: Rua Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG.

Conforme salienta o presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, o dr. Paulo Camargos era reconhecido pelo seu pioneirismo, tendo como área de atuação as doenças respiratórias da infância e adolescência. “Foi um dos grandes nomes da pneumologia pediátrica no Brasil e no exterior. Será lembrado com carinho e extrema admiração por todos os colegas de profissão”, pontuou.

O especialista havia sido nomeado recentemente como editor associado da Revista Residência Pediátrica (RP). Desde 2019, já atuava como editor do Jornal de Pediatria (JPED). Na SBP, também foi presidente e secretário do Departamento Científico de Pneumologia em diferentes gestões, bem como assessor para Políticas Públicas, entre 2019 e 2021.

TRAJETÓRIA – Formou-se em Medicina pela UFMG, em 1972. Na instituição, também realizou residência em Pediatria, de 1973 a 1974, além de mestrado e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical, de 1981 a 1990. Logo após, cursou o pós-doutorado no Serviço de Pneumologia do Hospital Armand-Trousseau, pela Universidade Paris Descartes. Entre 1996 e 2004, concluiu estágios no Serviço de Pneumologia do Hospital Necker, da Universidade de Sorbonne. Foi aprovado como Professor Titular do Departamento de Pediatria da UFMG, em 2002.

Ao longo de sua carreira, por meio de pesquisas clínicas e epidemiológicas, buscou aplicar o conhecimento científico às políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), como no caso do Programa de Asma Pediátrica de Belo Horizonte. Foi consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de diversas outras instituições.

Parceiro de vários pesquisadores, publicou inúmeros trabalhos — entre artigos e livros acadêmicos sobre pneumologia pediátrica — com edições no Brasil e no exterior. Foi revisor de periódicos como o Pediatric Respiratory Journal e também ocupou o cargo de presidente da Comissão de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Dr. Paulo Camargos foi ainda docente pleno dos Programas de Pós-graduação em Saúde da Criança na UFMG e fundador da Fundação ProAR — entidade que reúne profissionais da saúde, pacientes e apoiadores com o objetivo de expandir o acesso ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias crônicas, como asma, DPOC, câncer de pulmão, fibrose cística e tuberculose.