Nova diretoria da Academia Brasileira de Pediatria é empossada em Brasília

A nova diretoria da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), para o biênio 2025-2027, foi eleita por aclamação durante a Assembleia realizada no último sábado (27/9), em Brasília (DF). Integram a nova diretoria a dra. Lícia Maria Oliveira Moreira (diretora presidente), dra. Luciana Rodrigues Silva (diretora vice-presidente), dr. Jefferson Pedro Piva (diretor secretário), e dra. Magda Lahorgue Nunes (diretora de comunicação).

“Caros Confrades e Confreiras, Senhores Membros da Diretoria e funcionários da Sociedade Brasileira de Pediatria aqui presentes. Confesso que nunca imaginei que chegaria um dia à presidência da ABP, quando ingressei em maio de 2015. Sinto-me extremamente honrada” disse, emocionada, a dra. Lícia ao abrir o seu discurso.

“Os novos diretores estão empenhados em oferecer o melhor para a Academia, sempre com o olhar ético e responsável”, complementou.

Dra. Lícia apresentou as propostas que vão ao encontro das finalidades da ABP, que são:

  • Promover o estudo, a divulgação e a publicação da história da pediatria brasileira;
  • Propor homenagens e honrarias a pessoas, entidades e instituições que se destacaram na promoção da saúde de crianças e adolescentes;
  • Incentivar o estudo, a prática da ética médica e dos preceitos da bioética;
  • Propor, criar e editar publicações, organizar eventos dentro dos limites da nossa competência;
  • Escolher e propor entre os trabalhos científicos publicados anualmente no Jornal de Pediatria aquele que fará jus ao “Prêmio Academia Brasileira de Pediatria”.

“Essas propostas constituem a finalidade da ABP. Procuraremos, sobretudo, seguir, divulgar, incentivar e estimular as atividades das comissões permanentes”, reforçou.

Em seguida, dra. Lícia apresentou as Comissões Permanentes da ABP:

  • Científica e de Ensino;
  • Comunicação Social;
  • Memória da Pediatria;
  • Cultural e Artística;
  • Ética e Bioética;
  • Admissibilidade.

“Todas essas Comissões são extremamente importantes e demandarão trabalho e envolvimento de todos nós. Outras Comissões poderão ser criadas, se necessário”, salientou a nova presidente da ABP.

Dra. Lícia também referiu que na véspera da assembleia, “foram presenteados com brilhantes apresentações dos confrades e confreiras durante o 25º Fórum da ABP - Professor Antônio Márcio Junqueira Lisboa”. Segundo ela, entre as metas da gestão estão a realização de atividades científicas com sessões mais frequentes com a participação de seus pares e de convidados. “Trabalharemos com o compromisso médico social e de ensino para uma pediatria melhor”, destacou.

Ao final, agradeceu as confreiras Luciana Silva e Magda Nunes e ao confrade Jefferson Piva por aceitarem dividir este importante desafio. E citou Steve Jobs: “a única maneira de fazer algo excelente é amar o que se faz”.

“Portanto, aqui na ABP, com o empenho e a dedicação de todos, o sucesso será garantido. Agradeço mais uma vez a confiança depositada nesta nova diretoria e reforço que estamos disponíveis para o diálogo”, salientou.

Dra. Lícia encerrou o discurso informando que a próxima assembleia acontecerá na primeira quinzena de dezembro, de forma on-line, quando haverá a eleição para ocupante da vaga do confrade dr. Roberto Nunes.                  

QUEM SOMOS – A Academia Brasileira de Pediatria (ABP), doravante designada pela sigla ABP, é órgão permanente de aconselhamento e de assessoramento do Conselho Superior e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com os quais cabe colaborar com embasamento filosófico, atitudes e proposições que facilitem a continuidade de uma política em prol da criança e do adolescente e em apoio aos indivíduos e instituições que cuidem da mesma, nos termos do Capítulo IV do Estatuto da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A ABP é composta por membros vitalícios, pediatras de renomada experiência profissional, eleitos pela Assembleia da Academia Brasileira de Pediatria, de acordo com as normas estabelecidas no regulamento da referida Academia Brasileira de Pediatria (ABP).