Já estão disponíveis para acesso as novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (Jped). Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) receberam, por e-mail, quatro reportes (do número 17 ao 20), nas últimas semanas. Os textos abordam temas como neurologia, sepse, endocrinologia e imunizações.
O reporte nº 17 traz comentários da dra. Valéria Loureiro Rocha, neuropediatra e membro do Departamento Científico de Neurologia da SBP, sobre o artigo “Brain imaging in children referred to pediatric neurology out-patients with headache”. Segundo ela, o estudo reforça diretrizes de sociedades internacionais, que não recomendam neuroimagem de rotina em pacientes com cefaleia primária sem sinais de alarme e que a anamnese cuidadosa e o exame físico e neurológico detalhado continuam sendo as principais ferramentas para o manejo desses pacientes.
Já no nº 18 foi a vez da análise do artigo “Early onset sepsis: clinical observation or risk factors approach?”pela dra. Rita C. Silveira, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo reflete a tendência atual na neonatologia em reduzir intervenções desnecessárias, adotando abordagens conservadoras que preservam a saúde do recém-nascido e minimizam riscos adicionais, como exposição excessiva a antibióticos e complicações graves.
O texto nº 19, por sua vez, é comentado pela dra. Maristela Estevão Barbosa, membro do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP. O artigo em análise é o “Prevalence of fatty pancreas and its relation with anthropometric values on the Growth and Obesity Cohort Study”. Segundo a especialista, o estudo funciona como um novo alerta, indicando que a doença hepática gordurosa não alcoólica do pâncreas (NAFPD) deve ser considerada na avaliação de crianças obesas.
Por fim, o reporte nº 20 apresenta os comentários da dra. Melissa Palmieri, membro do Departamento Científico de Imunizações da SBP, sobre o texto “Effectiveness of pneumococcal conjugate 13-valent vaccine against severe pneumonia in Panama: a matched case-control study”. O estudo investigou a eficácia da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) na prevenção de pneumonia grave em crianças no Panamá, após sua inclusão no calendário nacional de imunização em 2010 (esquema 2+1) com cobertura vacinal estimada em 90% no país.
SBP defende aprovação do PL 2628/2022 em audiência pública na Câm...
20/08/2025 , 16:06PNI substitui dose de reforço da vacina meningocócica C, aos 12 m...
20/08/2025 , 14:59Nota de pesar: dra. Maria Marlene de Souza Pires
20/08/2025 , 11:00Dra. Luciana Rodrigues Silva é destaque da edição de setembro da ...
19/08/2025 , 12:18Especialistas da SBP participam de reunião para discussão das mud...
19/08/2025 , 12:05Estão abertas até 10 de outubro as inscrições para vaga nº 25 de ...
18/08/2025 , 17:41