Novos reportes do Jornal de Pediatria já estão disponíveis para associados da SBP

Já estão disponíveis para acesso as novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (Jped). Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) receberam, por e-mail, quatro reportes (do número 17 ao 20), nas últimas semanas. Os textos abordam temas como neurologia, sepse, endocrinologia e imunizações. 

reporte nº 17 traz comentários da dra. Valéria Loureiro Rocha, neuropediatra e membro do Departamento Científico de Neurologia da SBP, sobre o artigo “Brain imaging in children referred to pediatric neurology out-patients with headache”. Segundo ela, o estudo reforça diretrizes de sociedades internacionais, que não recomendam neuroimagem de rotina em pacientes com cefaleia primária sem sinais de alarme e que a anamnese cuidadosa e o exame físico e neurológico detalhado continuam sendo as principais ferramentas para o manejo desses pacientes.

Já no nº 18 foi a vez da análise do artigo “Early onset sepsis: clinical observation or risk factors approach?”pela dra. Rita C. Silveira, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo reflete a tendência atual na neonatologia em reduzir intervenções desnecessárias, adotando abordagens conservadoras que preservam a saúde do recém-nascido e minimizam riscos adicionais, como exposição excessiva a antibióticos e complicações graves. 

texto nº 19, por sua vez, é comentado pela dra. Maristela Estevão Barbosa, membro do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP. O artigo em análise é o “Prevalence of fatty pancreas and its relation with anthropometric values on the Growth and Obesity Cohort Study”. Segundo a especialista, o estudo funciona como um novo alerta, indicando que a doença hepática gordurosa não alcoólica do pâncreas (NAFPD) deve ser considerada na avaliação de crianças obesas.

Por fim, o reporte nº 20 apresenta os comentários da dra. Melissa Palmieri, membro do Departamento Científico de Imunizações da SBP, sobre o texto “Effectiveness of pneumococcal conjugate 13-valent vaccine against severe pneumonia in Panama: a matched case-control study”. O estudo investigou a eficácia da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) na prevenção de pneumonia grave em crianças no Panamá, após sua inclusão no calendário nacional de imunização em 2010 (esquema 2+1) com cobertura vacinal estimada em 90% no país.

LEIA TODOS OS REPORTES DO JPED