Pediatras e Programa Nacional de Imunização unem forças para ampliar a vacinação de crianças e adolescentes

Com o objetivo de ampliar a vacinação de crianças e adolescentes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Programa Nacional de Imunização (PNI) estiveram reunidos nesta quinta-feira (14/08), em Brasília, para discutir ações estratégicas. Campanhas conjuntas deverão ocorrer a partir dos próximos meses, mobilizando pediatras, gestores públicos e famílias.

“A SBP se colocou mais uma vez à disposição para reforçar a imunização de crianças e adolescentes no Brasil, tanto com sua estrutura gerencial quanto com a capacidade técnica, pois sabemos que a vacinação elimina ou reduz significativamente o risco de doenças graves, hospitalizações e até mortes”, ressaltou o presidente da SBP, dr. Edson Liberal.

Na oportunidade, ele esteve acompanhado do presidente e secretário do Departamento de Imunizações da SBP, dr. Eduardo Jorge e dr. Renato Kfouri, respectivamente, que também defenderam a necessidade de ações que fortaleçam a imunização de crianças e adolescentes.

“Estamos muito felizes e vamos nos preparar para realizar muitas ações em conjunto para aumentar a cobertura vacinal, em especial, do HPV e do sarampo, que necessitam, neste momento, de esforços para alcançar suas metas”, complementou o dr. Edson Liberal.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti Fernandes, destacou a trajetória de longa data do PNI com a SBP.  “Foi uma reunião muito proveitosa e estamos alinhando as futuras parcerias. A SBP já é uma grande parceira do Programa Nacional de Imunizações e, agora, avançamos na definição de novas ações estratégicas para proteger a saúde de crianças e adolescentes”, sublinhou.

Também participaram da reunião o coordenador-geral de Farmacovigilância, Jadher Percio; a coordenadora-geral de Incorporação Científica e Imunização, Ana Catarina de Melo Araújo; e a coordenadora-geral de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis, Greice Madeleine Ikeda do Carmo.