As condições ambientais impactam diretamente a saúde dos indivíduos, especialmente das crianças e adolescentes. Para discutir esse importante tema, o 25º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que ocorrerá no dia 26 de setembro, em Brasília (DF), terá como foco o tema "Planeta Saudável, Infância Protegida". O evento, aberto ao público em geral, homenageará nesta edição o professor Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa, em reconhecimento a sua atuação e trajetória na capital federal.
Segundo destaca o presidente da ABP, dr. Sandra Grisi, a infância e adolescência no século XXI enfrenta as repercussões negativas da crise climática e do modo de vida contemporâneo, em parte desconectado da natureza. "Conhecer esse cenário é importante, para que busquemos novos horizontes. Esta é uma tarefa coletiva, intersetorial e que precisa de ação imediata, para construirmos um futuro com mais esperança", ressalta.
As plenárias e mesas-redondas do Fórum incluíram discussões discutidas como: “A casa planeta em perigo: o Impacto do Meio Ambiente na Saúde Infantil”; “Epigenética - Como o ambiente interfere na saúde das crianças desde a gestação até a adolescência”; “Poluição do ar e sua relação com doenças respiratórias na infância”; “Projetos educacionais e terapêuticos baseados na natureza”; “Propostas para legislação ambiental com foco na infância”; entre outros.
Para a presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), dra. Luciana de Freitas Velloso Monte, o evento terá como princípio norteador agregar diferentes olhares, que permitem uma perspectiva ampliada em busca de saídas para esse problema complexo. "A capital federal receberá com alegria todos os participantes do Fórum. Tanto os palestrantes quanto o público ouvinte são convidados a debater esses temas tão importantes e embarcar nessa luta em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes e da preservação ambiental", frisa.
Serviço: 25º Fórum da ABP
Local: Quality Hotel & Suítes Brasília
Endereço: SMAS Trecho 03, Conjunto 02, Bloco A, Guará, Brasília, DF
Data: 26 de setembro de 2025
Horário: 8h às 18h
Inscrições: Em breve
(Foto: Shutterstock)
PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45