Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na abertura do 18º CBMIP, em Belo Horizonte

Durante a cerimônia de abertura do 18º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica (CBMIP), realizada em Belo Horizonte (MG), o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, chamou a atenção para a escassez de médicos intensivistas pediátricos no Brasil. Segundo ele, o cenário é reflexo da carência de condições adequadas de trabalho e da defasagem salarial.

“Hoje, são apenas 2.615 pediatras titulados em medicina intensiva. Há um déficit importante, causado sobretudo pela falta de estímulo dos gestores públicos e privados em oferecer salários condizentes com a função”, afirmou o presidente.

Em sua fala, dr. Edson também reforçou o papel do pediatra como fonte segura de informação para as famílias, destacando a importância do combate às fake news e da disseminação de conteúdos baseados em evidências científicas. Ele convidou os colegas presentes a acessarem e divulgarem os materiais disponíveis no site Pediatria para Famílias, da SBP, voltado a pais e cuidadores.

“Entrem no site, assistam aos vídeos, escutem os podcasts, consultem os documentos científicos e compartilhem as cartilhas. Divulguem esse material durante as consultas e contribuam para que mais famílias tenham acesso a informações verdadeiras e de qualidade”, recomendou.

Ao final de seu discurso, o presidente da SBP parabenizou os 86 candidatos que participarão, no próximo domingo (6), da prova prática de obtenção de título em medicina intensiva pediátrica, desejando sucesso a todos os profissionais.

HOMENAGENS – A solenidade de abertura também foi marcada por momentos de emoção, com as homenagens prestadas aos drs. Marcus Ângelo Jannuzi de Oliveira (in memoriam) e Jefferson Pedro Piva. Ambos receberam uma placa em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento da medicina intensiva pediátrica no Brasil.

COMPOSIÇÃO DA MESA – A mesa solene foi composta pelo dr. Edson Ferreira Liberal, presidente da SBP; dra. Raquel Gomes, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria; dr. Luís Fernando Andrade de Carvalho, presidente do CBMIP; dr. José Fioretto, presidente da Comissão Científica do Congresso e do Departamento Científico de Medicina Intensiva Pediátrica da SBP; dra. Nilzete Liberato Bresolin, vice-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB); dra. Regina Fátima Barbosa Eto, representante do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG); e dr. Fábio Guerra, presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

O 18º CBMIP segue até sábado (5), reunindo especialistas de todas as regiões do país em atividades voltadas à qualificação e ao fortalecimento da medicina intensiva pediátrica. O evento é uma realização da SBP, em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria.