Presidente da SBP participa de formatura de adolescentes e jovens do RAP da Saúde, no Rio de Janeiro

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, compareceu à formatura de uma nova turma do RAP da Saúde - Curso de Formação de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde. A cerimônia, realizada no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio de Janeiro (RJ), contou com um auditório lotado de alunos, familiares, apoiadores e profissionais que atuam diretamente junto à iniciativa.

Na oportunidade, dr. Edson Liberal foi convidado a integrar a mesa de abertura do evento. Em seu discurso, o presidente da SBP ressaltou quão significativo é o projeto, que tem como intuito qualificar jovens entre 14 e 24 anos em temas relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, direitos humanos, cidadania e cultura. 

“A adolescência é um período de muitos desafios e profundas transformações físicas e comportamentais. Nós, pediatras, como responsáveis pelo cuidado dos pacientes de zero a 19 anos, precisamos abraçar os adolescentes, cada vez mais, como nosso público prioritário! Os adolescentes são repletos de potenciais e, da mesma forma, essa fase da vida é repleta de oportunidades para construir cidadãos com condutas mais saudáveis para o futuro”, frisou o especialista.

A formatura contemplou 155 jovens, que vêm de 32 unidades de saúde, alocadas em diferentes Áreas Programáticas (APs) do Rio de Janeiro. A iniciativa é capitaneada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), que na solenidade de abertura do evento foi representada pela coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais, Gleycimara Cardoso, e pela Superintendente de Promoção da Saúde, Aline Aguiar.

Conforme disse o servidor municipal e coordenador do RAP da Saúde, Márcio Alexandre Baptista, para receber o diploma, os jovens completam um ciclo de 12 meses de treinamento com profissionais da SMS-Rio e parceiros. Por meio da unidade de saúde de seu próprio território, cada participante é qualificado a debater, por meio de rodas de conversa, oficinas, entre outras atividades, assuntos de interesse dos jovens, de forma integrada ao calendário da saúde (direitos sexuais e reprodutivos, alimentação saudável, preservação ambiental, mudanças climáticas, racismo, diversidade, rede pública de saúde e mais).

“Essa formatura do RAP da Saúde não é apenas o fim de um ciclo, mas a celebração de uma trajetória cheia de superação e transformação. Cada jovem chegou ao final com muitas descobertas e conquistas. Esse momento representa o reconhecimento do esforço de cada um que dedicou tempo e energia a aprender, crescer e fazer a diferença. É a prova viva de que o protagonismo juvenil é capaz de transformar realidades e abrir caminhos antes inimagináveis para essa garotada. O desejo é trabalhar mais, formar novas turmas, para que o projeto se torne uma política pública voltada às juventudes da cidade”, salientou Márcio.

A seleção dos participantes é feita com base em critérios de vulnerabilidade. Os que são selecionados para o curso recebem um auxílio financeiro (bolsa) para assumir as funções de multiplicadores e dinamizadores, disseminando informações sobre saúde junto às suas comunidades. Desde a sua fundação, o RAP da Saúde já formou mais de 1.207 participantes e realizou 18.867 ações voltadas à educação e mobilização social, alcançando 640.422 pessoas.
 

*Com informações do site da Prefeitura do Rio de Janeiro