O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, realizou na última quinta-feira (26) uma visita institucional ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e à sede da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF). A agenda aconteceu após a cerimônia de abertura do Congresso de Atualização em Pediatria do Centro-Oeste (CAPCO), realizado em Brasília, e teve como objetivo estreitar laços com os pediatras da região e conhecer de perto iniciativas de referência na atenção pediátrica.
No HCB, o presidente foi recepcionado pela diretora executiva Valdenize Tiziani e pela diretora clínica Elisa de Carvalho, que apresentaram a estrutura da unidade, considerada modelo no tratamento de doenças raras, complexas e crônicas em crianças e adolescentes. Com instalações modernas e ambiente lúdico, o hospital é referência na região, tanto pela excelência assistencial quanto pelo cuidado centrado na criança e na família.
Acompanhando o dr. Edson Liberal estiveram as presidentes das Sociedades Estaduais de Pediatria da região Centro-Oeste: dra. Valéria Granieri (Goiás), dra. Paula Helena de Almeida Gattass Bumlai (Mato Grosso), dr. Ivan Akucevikus (Mato Grosso do Sul) e dra. Luciana Monte de Freitas Velloso, presidente da SPDF. O grupo destacou a importância de fortalecer a articulação entre os diferentes níveis da pediatria regional e nacional, com foco na qualificação do cuidado e na valorização dos pediatras e demais profissionais de saúde.
“A SBP reconhece no HCB um exemplo de modelo assistencial pediátrico que alia estrutura moderna, equipe qualificada e atenção integral. É essencial que instituições como essa estejam conectadas com a pediatria nacional, pois ajudam a inspirar e orientar políticas públicas mais efetivas em todo o País”, afirmou o presidente da SBP.
A diretora-geral do HCB, Valdenize Tiziani, agradeceu a visita e reforçou a oportunidade de cooperação técnica. “Ficamos muito honrados com a visita do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Edson Ferreira Liberal. Sendo o Hospital da Criança de Brasília um hospital, realmente, referência nas especialidades pediátricas, entendo que é muito importante essa aproximação com a Sociedade Brasileira de Pediatria, para que possamos participar de iniciativas que tenham o interesse comum de aprimorar o atendimento às crianças em todo o Brasil. Sempre vemos uma oportunidade de cooperação técnico-científica com a Sociedade Brasileira de Pediatria”, disse.
Já a diretora-clínica do HCB, dra. Elisa de Carvalho, ressaltou o trabalho conjunto da equipe do hospital, a dedicação à pesquisa e o compromisso com o atendimento de qualidade. “O Hospital da Criança de Brasília é um sonho construído. É um serviço 100% público, que tem como pilares a assistência, o ensino e a pesquisa, aliando a técnica, com a ética e um atendimento humanizado. Sabemos que as doenças são muitas, mas a criança é uma só. Assim, em um trabalho conjunto, de equipes comprometidas com a saúde física e mental, valorizamos os aspectos sociais e culturais, em uma visão integral do ser”, ressaltou.
A dra. Elisa observa ainda que o HCB é acreditado ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação), o que é motivo de orgulho e reflete o trabalho diário e a dedicação de todos os colaboradores, da assistência e da gestão.
HISTÓRIA HCB – A diretora executiva Valdenize Tiziani, a diretora clínica Elisa de Carvalho, e as médicas Renata Seixas (pediatra gastroenterologista) e Luciana Monte (pediatra pneumologista), que também atuam no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), compartilharam com o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, e com os presidentes da sociedade do Centro-Oeste um pouco da história da fundação do HCB e da pediatria no Distrito Federal.
O Hospital da Criança de Brasília José de Alencar HCB), referência no atendimento de crianças e adolescentes com doenças raras, complexas e crônicas, tem sua história cimentada na solidariedade e na coragem da sociedade brasiliense, em especial de familiares de crianças e adolescentes que precisavam de cuidados especializados. Também se mistura com a história da pediatria do Distrito Federal, que nasceu na década de 1960, com a inauguração da capital do federal. Na época, o atendimento pediátrico ocorria no 7º andar do Hospital de Base.
Em 1986, pais e mães de crianças diagnosticadas com câncer e que estavam em tratamento no Hospital de Base se mobilizaram e fundaram a Abrace, uma associação criada com o intuito de ajudar outras famílias que passavam pela mesma situação, porém com menos condições financeiras. Com o tempo, esse espírito de solidariedade transpassou as famílias envolvidas, dando início a uma nova fase, mobilizando toda a sociedade brasiliense. O resultado foi a construção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), inaugurado em novembro de 2011.
Nesses quase 15 anos de funcionamento, a unidade é liderada pela dra. Elisa de Carvalho, que mantém o propósito de manter o crescimento das especialidades pediátricas, sem perder de vista a tônica na pediatria global: a criança é uma só. E, dentro do HCB, o ambiente foi arquitetado para promover bem-estar. Ambientes abertos, com luminosidade ampla e pinturas que homenageiam os diferentes biomas brasileiros, criando uma atmosfera lúdica aos pacientes.
ESTRUTURA - A estrutura física do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é composta por 32 mil m² de área construída, projetada para oferecer um ambiente humanizado e adequado à faixa etária atendida. Possui 65 salas de clínica médica, 210 leitos, sendo 56 de terapia intensiva. A unidade conta ainda com 8 salas de Centro Cirúrgico, sendo 5 salas cirúrgicas de grande e meio porte e 3 de pequeno porte, e uma área de Ensino e Pesquisa, bem como hemodiálise, hemoterapia, quimioterapia e serviço de imagem, entre outros serviços.
Essa estrutura conta com uma equipe altamente técnica, com 1765 funcionários do quais 378 são médicos. Desde sua fundação, até maio de 2025, o HCB já realizou mais de 8 milhões de atendimentos, sendo 12 mil cirurgias ambulatoriais. Dentre os atendimentos, destaca-se a realização de mais de 5 milhões e 252 mil exames laboratoriais.
VISITA À SEDE SPDF - Antes da visita ao Hospital, a comitiva foi recebida na sede da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, onde as lideranças locais discutiram ações futuras voltadas à educação médica continuada, defesa profissional e integração entre a SBP e suas filiadas.
Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25Hemoderivados: indicações em Neonatologia
03/07/2025 , 08:17Famílias em Pauta discute o tema “A criança que não come: o que f...
02/07/2025 , 14:07Mais moderno e acessível, portal Pediatria para Famílias é relanç...
02/07/2025 , 14:02CAPCO 2025 reúne quase 500 participantes e inova com simulação re...
30/06/2025 , 14:10