O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) acaba de realizar uma nova série de capacitações em Rondônia, nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. Ao todo, 19 médicos e outros 74 profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, foram qualificados entre novembro e dezembro de 2025, no Curso de Reanimação do Recém-nascido com mais de 34 semanas.
Conforme destacou a presidente da Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero), dra. Cristiane Figueiredo Reis Maiorquin, a iniciativa visa contribuir para ampliar a qualidade do atendimento ofertado aos neonatos em hospitais-maternidades do interior de Rondônia que prestam assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“A missão principal é auxiliar na diminuição da mortalidade neonatal decorrente da asfixia perinatal. Os treinamentos aconteceram em parceria com a empresa Chiesi, que contribuiu diretamente para levar o curso para as três cidades em função do difícil acesso a estruturas de atualização nessas regiões”, pontuou.
De acordo com a dra. Luciane Berti Cavalcanti, instrutora do PRN-SBP responsável pela ação em Ariquemes, o treinamento preparou os profissionais para atender o recém-nascido de forma célere e adequada no momento do parto, por meio da disseminação de conhecimentos relativos à estrutura material e, principalmente, técnicas de reanimação.
Em Ji-Paraná, a iniciativa foi conduzida pela dra. Adriana Capila e pelo dr. César Oliveira, ambos instrutores do PRN-SBP. A ação reuniu profissionais em busca de atualização da própria cidade e de sete municípios vizinhos – entre eles, Ouro Preto do Oeste, Cacaulândia, Jaru, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia D'Oeste, Presidente Médici e Rolim de Moura.
Já em Vilhena, a aplicação do curso ficou a cargo do dr. Adenilson Gomes e da dra. Angélica Domingues de Oliveira. O treinamento fornecido pelos instrutores do Programa também fortaleceu o atendimento regional, incluindo profissionais oriundos dos municípios de Cacoal, Cerejeiras e Colorado.
Segundo adiantou o dr. Daniel Pires de Carvalho, coordenador estadual do PRN-SBP em Rondônia, o planejamento para 2026 incluirá novas cidades. Nos últimos anos, o Programa tem intensificado sua atuação em localidades mais distantes e com indicadores vulneráveis, reafirmando o compromisso com a equidade no cuidado neonatal.
“A estratégia busca reduzir desigualdades no acesso à qualificação profissional e fortalecer a rede de atenção ao recém-nascido. A meta é alcançar um número cada vez maior de serviços e profissionais”, finalizou.
PEDCAST SBP: "Consulta pediátrica pré-natal com o pediatra: por q...
29/01/2026 , 16:38
Congresso Mundial de Emergência Pediátrica contará com 13 cursos ...
28/01/2026 , 16:16
A consulta Pediátrica Pré-natal: Atualização 2025
27/01/2026 , 09:37
PEDCAST SBP: "Uso de desodorantes por crianças: a partir de quand...
26/01/2026 , 15:55
Síndrome de Alagille em Pediatria no Brasil e os Inibidores do Tr...
23/01/2026 , 09:44
PEDCAST SBP: "Passeios com crianças no verão: dicas e cuidados"
19/01/2026 , 16:06