PRN-SBP treina 490 profissionais de saúde em reanimação neonatal e transporte de recém-nascidos em Sergipe

A equipe do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) em Sergipe realizou uma ampla capacitação de profissionais de saúde. Ao todo, 490 profissionais foram treinados em reanimação neonatal e transporte de recém-nascidos, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de unidades de saúde de diversas cidades, inclusive do interior do estado, maternidades e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A iniciativa, realizada em Aracajú, entre setembro e dezembro de 2025, foi resultado de um contrato com a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, uma conquista que a coordenação estadual do programa pleiteava há anos. “Todos os instrutores de Sergipe se envolveram pois tivemos turmas praticamente todos os finais de semana desde setembro. A mobilização para atender à demanda foi intensa. Foi um passo importante na luta pela redução da mortalidade neonatal em Sergipe, que tem taxas altas”, destacou a coordenadora do PRN em Sergipe, dra. Aline de Siqueira Alves Lopes.

De acordo com a pediatra, a capacitação das equipes foi especialmente significativa para os profissionais que atuam no interior do estado e nas maternidades, locais onde muitos partos de risco e emergências neonatais ocorrem. Nesse sentido, o cuidado adequado nos primeiros momentos de vida faz completa diferença para a sobrevivência dos recém-nascidos.

"O treinamento das equipes do SAMU era algo que reivindicávamos há tempos, pois aqui em Sergipe são médicos generalistas que realizam o transporte dos recém-nascidos. O transporte neonatal correto é indispensável para garantir que bebês nascidos em localidades sem infraestrutura especializada cheguem em condições adequadas aos centros de referência. Por isso, toda a equipe envolvida ficou muito satisfeita com o resultado e pudemos difundir a mensagem sobre a importância do cuidado adequado aos nossos recém-nascidos”, explicou dra. Aline.