O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) já concedeu, desde sua criação em 1994, 190,6 mil certificações profissionais em cursos teórico-práticos. A nova marca histórica foi apresentada durante a reunião mais recente do grupo executivo do PRN-SBP, congregando os membros do Departamento Científico de Neonatologia da SBP e os coordenadores estaduais do PRN-SBP, com representantes das 27 unidades federativas do País. O encontro ocorreu no fim de novembro, no Rio de Janeiro (RJ),
De acordo com os números, somente no período de agosto de 2022 a outubro de 2025, foram 37,2 mil profissionais certificados em reanimação neonatal do recém-nascido ≥34 semanas, em conformidade com as diretrizes mais atuais da International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR). Desse total, 24,2 mil eram médicos e 12,9 mil profissionais de saúde não-médicos. Além disso, em 2024, o PRN-SBP treinou 91% dos residentes em Pediatria do País que cursavam o 3º ano (R3).
CONFIRA AQUI TODOS OS NÚMEROS DA APRESENTAÇÃO
O presidente da SBP, dr. Edson Liberal, parabenizou todo o grupo pelas metas alcançadas, ressaltando a importância do Programa para o aperfeiçoamento do atendimento aos recém-nascidos em todo o Brasil e a consequente redução da mortalidade associada à asfixia perinatal.
CONSTRUÇÃO - No mesmo sentido, as coordenadoras nacionais do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda B. de Almeida e Ruth Guinsburg, destacaram que o resultado positivo é uma construção compartilhada com os 1.223 instrutores certificados que atualmente integram o Programa, os coordenadores estaduais, o grupo executivo e ainda com os funcionários e as diretorias da SBP e Fundação SBP.
“Hoje, o PRN oferece formação em seis cursos: reanimação para médicos; profissionais de saúde em geral; residentes; e parteiras tradicionais; incluindo reanimação do prematuro e transporte do recém-nascido de alto risco”, disse dra. Maria Fernanda. “As qualificações são feitas por meio de uma rede capilarizada por todos os estados. Um trabalho em conjunto e sob o mesmo propósito: contribuir para aprimorar a assistência, nas capitais e nas regiões remotas”, complementou a dra. Ruth Guinsburg.
NOVOS PASSOS — No encontro, que ocorreu durante o 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia, também foram destacadas outras conquistas, como o lançamento do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neonatal; a continuidade dos treinamentos no Continente Africano, em Moçambique (2018 e 2023) e Angola (2025); a promoção da campanha Setembro Verde Esperança 2025 — voltada a prevenir a asfixia perinatal; e ainda uma série de parcerias bem-sucedidas.
Dentre as entidades que participaram das ações do Programa, estão Ministério da Saúde, Fiocruz, Fanem, Chiesi e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Nossa próxima meta é ter ao menos um instrutor de reanimação neonatal em cada hospital no qual nascem mais de quinhentos bebês ao ano”, frisou a dra. Maria Fernanda.
Para os próximos meses, já estão previstas atividades, como a publicação das Diretrizes do PRN-SBP em reanimação para o recém-nascido ≥34 semanas e para o <34 semanas, atualizadas para o ciclo 2026-2030 e decididas por consenso entre Grupo Executivo, Coordenações Estaduais e Departamento de Neonatologia da SBP. Também consta na lista a realização do 10º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, previsto para acontecer de 28 a 30 de maio, em Foz do Iguaçu (PR). INSCREVA-SE AQUI.
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12
"RP Convida" conversa com dra. Evelyn Eisenstein, especialista em...
09/12/2025 , 15:55
Sociedade de Pediatria do RS inicia novo ciclo com compromisso de...
09/12/2025 , 11:35
PEDCAST SBP: "Anemia ferropriva"
08/12/2025 , 16:17
Dez anos da Epidemia de Zika vírus: SBP participa de seminário qu...
05/12/2025 , 18:14