Entre agosto e setembro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) distribuiu aos seus associados as edições 21 a 27 do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed). Os informativos reúnem análises de especialistas sobre pesquisas recentes em temas como escolaridade materna e desenvolvimento infantil, perfil nutricional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência seletiva de IgA, fatores associados à obesidade precoce, entre outros.
CONFIRA TODOS OS REPORTES AQUI
O Reporte nº 21 conta com comentários da dra. Lélia Cardamone Gouvêa, membro do Departamento Científico (DC) de Aleitamento Materno da SBP, sobre o artigo “Exclusive breastfeeding modifies the association between maternal education and child development: a cross-sectional study nested in a cohort”. O objetivo dos autores foi avaliar a associação entre escolaridade materna e os desfechos do Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI), como domínios cognitivo, de linguagem e motor, além de verificar se o aleitamento materno exclusivo (AME) poderia influenciar a associação entre escolaridade materna e o desfecho cognitivo no Brasil.
No Reporte nº 22, a dra. Mara Alves da Cruz Gouveia, membro do DC de Nutrologia da SBP, analisa o texto “Clinical and nutritional profile of children and adolescents with autism spectrum disorder in Brazil: a nationwide online survey”. De acordo com a especialista, os achados reforçam a necessidade da avaliação nutricional sistemática no acompanhamento de crianças com TEA, com especial atenção aos impactos de dietas restritivas, aos riscos de desnutrição e ao manejo precoce de sintomas gastrointestinais.
O Reporte nº 23 é comentado pela dra. Maria Marluce dos Santos Vilela, professora titular de Pediatria e Imunologia e pesquisadora do Centro de Investigação em Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp). O artigo em análise é “Understanding the Natural History of Selective IgA Deficiency”, um estudo prospectivo descritivo da progressão das manifestações clínicas de pacientes com Deficiência Seletiva de IgA sintomáticos precoces.
No Reporte nº 24, o dr. Gustavo Foronda, coordenador geral da Unidade de Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas do Adulto do InCor (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), traz comentários sobre o texto “Combining procalcitonin, c-reactive protein, and white blood cell count in predicting infections in pediatric open cardiac surgery with cardiopulmonary by-pass”. Neste estudo observacional prospectivo, avaliou-se a acurácia de modelos utilizando a procalcitonina (PCT) isoladamente e combinada à proteína C-reativa (PCR) e à contagem de leucócitos, para prever infecção precoce em crianças submetidas à cirurgia cardíaca com CEC.
A edição nº 25 aborda a pesquisa “Factors associated with developmental delay in late preterm infants: the BRISA cohort”, com comentários da dra. Bruna Suzarte Campelo, professora de Pediatria e Neonatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As informações apresentadas fazem parte do projeto “Fatores etiológicos do nascimento prematuro e consequências de fatores perinatais na saúde infantil: coorte de nascimentos em duas cidades brasileiras (BRISA – Brazilian Ribeirão Preto and São Luís Birth Cohort Studies)”.
O Reporte nº 26, “RCPNEOPERU trial: a cluster randomized pilot trial to assess traditional neonatal resuscitation compared to partially virtual training in remote areas”, é comentado pela dra. Maria Fernanda Branco de Almeida, coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal da SBP. O ensaio clínico randomizado por clusters em 12 hospitais de regiões remotas no Peru comparou duas modalidades de treinamento em reanimação neonatal.
Já o Reporte nº 27 trouxe comentários do dr. Ricardo Fernando Arrais, professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre o artigo “Determinants of rapid weight gain in a cohort of children in the first six months of life”. De acordo com o especialista, o estudo contribui significativamente para a compreensão dos fatores precoces associados à obesidade, especialmente em contextos latino-americanos ainda pouco representados na literatura.
Acne na adolescência: SBP lança documento atualizado com foco no ...
09/10/2025 , 13:57A Criança com Condição Crônica Complexa: a Nova Transição Epidemi...
09/10/2025 , 09:03SBP e ISERJ firmam parceria para projeto piloto “Primeiros Socorr...
08/10/2025 , 08:53Carta propõe que saúde seja eixo central da COP30 e já tem adesão...
07/10/2025 , 17:01Setembro Verde Esperança: SBP e Instituto “Protegendo Cérebros, S...
07/10/2025 , 14:01Nova diretoria da Academia Brasileira de Pediatria é empossada em...
07/10/2025 , 11:07