A mais recente edição da Revista Residência Pediátrica (RP), publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), já está disponível para consulta e download pelos associados. Esta edição (volume 15, número 2) apresenta 25 novos artigos publicados entre abril e junho de 2025, com versões em português e inglês.
O Editorial, intitulado “Olhares que renovam: novas vozes na construção da revista Residência Pediátrica” é assinado pelas editoras técnicas e bibliotecárias da revista, Bruna Brasil e Lorrane Saluzi; editoras júniores, dras. Amanda Strafacci e Cristina Valete; e pelo membro do conselho editorial executivo, dr. Jandrei Markus.
No texto, os novos membros da revista trazem alguns pontos de vista sobre a publicação, dividido em tópicos: “Ciência com rigor, ética e relevância”, “Alcance, visibilidade e engajamento”, “Tecnologia, linguagem e formatos acessíveis”, “Tecnologia, linguagem e formatos acessíveis”, e “Tecnologia, linguagem e formatos acessíveis”.
Na sequência, a seção Artigos de Revisão apresenta quatro textos sobre temas como “Critérios e orientações para alta segura do recém-nascido sadio internado em Alojamento Conjunto - Revisão narrativa da literatura”; “Uso de telas eletrônicas como sinal precoce para autismo: uma revisão integrativa”; “Uso de Cannabis e Canabinóides em Crianças e Adolescentes com Transtorno de Espectro Autista: uma revisão sistemática”; e “Profilaxia com fluconazol em recém-nascido suscetível: Uma revisão sistemática”.
Em Artigo Original, são oito artigos que debatem os mais diversos assuntos da faixa etária pediátrica: “Aplicação e avaliação de um protocolo clínico para epilepsias sem diagnóstico etiológico: série de casos”; “Aleitamento materno no alojamento conjunto de um hospital público amigo da criança do sul do Brasil e fatores que o influenciam”; “Abordagem Sindrômica de Infeções Sexualmente Transmissíveis em Adolescentes: das Recomendações às Práticas”; e mais.
Já a seção Caso Clínico Interativo conta com o artigo “Agenesia renal: Diagnóstico precoce de síndrome rara e assintomática”. Por fim, em Relato de Caso, são 11 textos que abrangem diversos assuntos, entre eles: “Síndrome de Berardinelli: critérios clínicos e a importância do manejo precoce”; “Microangiopatia trombótica após infecção pneumocócica invasiva do sorotipo 19A em criança vacinada com vacina pneumocócica conjugada 10-valente: relato de caso”; “Leucodistrofias e o desafio diagnóstico: Relato de caso pediátrico de leucodistrofia metacromática”; entre outros.
Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25Hemoderivados: indicações em Neonatologia
03/07/2025 , 08:17Famílias em Pauta discute o tema “A criança que não come: o que f...
02/07/2025 , 14:07Mais moderno e acessível, portal Pediatria para Famílias é relanç...
02/07/2025 , 14:02CAPCO 2025 reúne quase 500 participantes e inova com simulação re...
30/06/2025 , 14:10