A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) celebrou a incorporação de duas novas estratégias de prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ao Sistema Único de Saúde (SUS). O vírus, que tem maior incidência no outono e inverno, é um dos principais responsáveis por causar infecções respiratórias graves (como a bronquiolite) em bebês e crianças pequenas.
Conforme salienta o presidente do Departamento Científico (DC) de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, a entidade participou da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações do Ministério da Saúde, apoiando a inclusão das novas tecnologias no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“Entre os menores de 2 anos, cerca de 50% das pneumonias e quase 80% dos quadros de bronquiolite são em função do VSR. Na saúde suplementar, já dispúnhamos dessas duas estratégias de prevenção. Agora, as crianças brasileiras que utilizam o SUS também serão beneficiadas. Essa é uma grande conquista, principalmente porque a maior parte dos bebês que vêm a falecer por complicações do VSR são aqueles de famílias menos favorecidas”, frisou.
Segundo ele, em breve o SUS passará a contar com a vacina recombinante contra o VSR dos tipos A e B. O imunizante é aplicado na gestante e tem como objetivo proteger a criança durante os primeiros meses de vida. A outra novidade que será incorporada à rede pública é o anticorpo monoclonal nirsevimabe. Destinado a proteger prematuros e crianças de até dois anos com comorbidades, trata-se de uma proteína produzida em laboratório que imita a capacidade do nosso sistema imunológico de combater patógenos nocivos.
PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16Pediatras participam de ação pela vacinação contra o sarampo no M...
12/09/2025 , 10:41Diretora da SBP participa do workshop “Revisitando a Residência M...
12/09/2025 , 10:36Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Nefrologia ...
11/09/2025 , 16:57Sífilis congênita
11/09/2025 , 08:20Manifestações Hepáticas das Doenças Inflamatórias Intestinais em ...
09/09/2025 , 11:23