SBP e ABP parabenizam Sabará Hospital Infantil por conquista de selo Ouro da Elso

O Sabará Hospital Infantil acaba de conquistar o selo Ouro da Extracorporeal Life Support Organization (ELSO). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) parabenizam o dr. José Luiz Setúbal por suas atividades à frente da gestão do Hospital, que se tornou o único no Brasil com esta classificação da ELSO.

O selo Ouro indica que o Hospital adota corretamente os protocolos da ELSO para procedimentos de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), uma tecnologia de suporte avançado à vida, usada para substituir temporariamente o coração e os pulmões. No Brasil, há três centros de saúde que possuem o selo Prata, enquanto o Sabará foi contemplado com o selo Ouro.

“A certificação comprova a excelência da assistência prestada à população pediátrica”, frisou a presidente da ABP, dra. Sandra Grisi, ao parabenizar o dr. José Luiz Setúbal, que ocupa a cadeira número 29 como acadêmico titular da ABP.

PROCEDIMENTO - A ECMO é indicada por médicos em casos de insuficiência cardíaca ou respiratória grave, quando o coração ou os pulmões não conseguem manter as funções vitais e o paciente corre risco de vida. O procedimento é aplicado em situações específicas, como pós-operatórios cardíacos complexos, doenças pulmonares severas, traumatismos, falência circulatória e infecções graves.

Conforme destaca o presidente da SBP, dr. Edson Liberal, recentemente, a equipe de ECMO do Sabará foi convidada pela entidade, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), a desenvolver um curso de qualificação voltado a intensivistas pediátricos em suporte de ECMO.

Segundo explica o dr. José Luiz Setúbal, em 1974, o Sabará criou a primeira UTI exclusivamente pediátrica em hospital privado brasileiro. “Receber essa certificação da ELSO coroa um trabalho de muitos anos, uma vez que a missão de trabalhar pela saúde e bem-estar pediátricos sempre estiveram em nosso cerne”, concluiu.