Representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reuniram-se com a diretoria do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para a apresentação do projeto piloto “Primeiros Socorros na Escola”. A iniciativa visa capacitar professores, alunos maiores de 12 anos e funcionários para prestar primeiros socorros e suporte básico de vida no ambiente escolar.
Segundo o presidente da SBP, dr. Edson Liberal, a escolha do ISERJ para sediar o projeto piloto ocorreu pela tradição e estrutura da instituição. “É um instituto tradicional, de qualidade de ensino avançada e que já desenvolveu outras ações em parceria com a SBP”, ressaltou.
Para a diretora do Colégio de Aplicação do ISERJ, Leila Jacinto Dutra, a parceria possibilitará maior segurança dentro do ambiente escolar. “Será muito importante para nós termos o projeto piloto. Temos mais de dois mil alunos, da educação infantil ao ensino superior, e essa será uma oportunidade única para que possamos futuramente oferecer esse suporte em saúde a todos que fazem parte da nossa instituição”, destacou.
A coordenadora do Curso Suporte Básico de Vida da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), dra. Cássia Freire Vaz, explicou que o material didático está em fase de finalização e que o projeto piloto será fundamental para identificar lacunas e aprimorar o treinamento. “Inicialmente começaremos com 20 professores, que nos ajudarão a analisar o projeto a partir da visão deles enquanto educadores”, afirmou.
O presidente do DC de Saúde Escolar da SBP, dr. Abelardo Bastos, reforçou a importância da iniciativa: “A sobrevida é muito maior com esse mínimo de atendimento nessas circunstâncias. Treinar professores, alunos acima de 12 anos e funcionários, em várias etapas da educação, representará uma multiplicação enorme e muito mais segurança para situações em que a falta de conhecimento pode custar uma vida”.
Para a coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia do ISERJ, Maria Cristina Corais, o projeto tem impacto direto na formação docente. “Um curso em primeiros socorros é vital para um professor que lida com 20 ou 30 crianças diariamente. Somos gratos por esse projeto da SBP iniciar por aqui”, concluiu.
Carta propõe que saúde seja eixo central da COP30 e já tem adesão...
07/10/2025 , 17:01Setembro Verde Esperança: SBP e Instituto “Protegendo Cérebros, S...
07/10/2025 , 14:01Nova diretoria da Academia Brasileira de Pediatria é empossada em...
07/10/2025 , 11:07SBP lança curso EAD gratuito para associados sobre “Doenças de in...
06/10/2025 , 17:10PEDCAST SBP: “Obesidade: da identificação ao tratamento”
06/10/2025 , 09:49Pediatras alertam para os riscos do álcool na adolescência diante...
06/10/2025 , 16:58