SBP e Soperj promovem atividade funcional, tenda de imunização e conscientização sobre prematuridade no encerramento do 27º Perinato

A manhã do sábado (22) começou de forma especial na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Uma das ações de encerramento do 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia congregou mais de 30 pessoas na orla da praia da Barra da Tijuca para falar sobre importância da prevenção da prematuridade e da qualidade no cuidado integral ao prematuro e suas famílias. Intitulado "Ondas de Esperança: A Prematuridade à Beira-Mar", a ação juntou exercícios funcionais e uma oportunidade de colocar a vacinação em dia.

“Essa atividade foi de extrema importância, pois buscou levar os pediatras a olharem para si mesmo e promover o autocuidado: saúde física e mental andam juntas e nada melhor do que começar o dia à beira mar praticando atividades ao ar livre”, disse a 1ª vice-presidente da SBP, dra. Lílian Sadeck.

A atividade foi promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) – Área 4.0. A organização e produção do evento foi pensada e realizada de forma cuidadosa pelas dras. Maria Tereza Fonseca da Costa - diretora secretára-geral da SBP - e Laura Dias, membro da Comissão Científica do 27º Perinato. 

“Buscamos também divulgar o Novembro Roxo – Mês de Conscientização sobre a Prematuridade. Este é o primeiro Novembro Roxo após a sanção da Lei nº 15.198/2025, que institui oficialmente este mês pela conscientização sobre a prematuridade em todo o território nacional. Assim, a SBP reforça seu compromisso com a prevenção da prematuridade, a qualidade da assistência a prematuros e o apoio humanizado às famílias”, destacou dra. Lílian.