SBP lança diretriz essencial para prevenção da doença pneumocócica

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reafirma seu compromisso com a saúde ao lançar uma publicação científica de suma importância. Trata-se do novo documento “Prevenção da doença pneumocócica: novas recomendações na era das vacinas de maior valência”. Elaborado pelo Departamento Científico (DC) de Imunizações da SBP, o texto foi apresentado em detalhes — e com grande receptividade do público — durante uma live especial, transmitida por meio das mídias sociais da entidade, na última segunda-feira (10). 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE

Segundo o presidente do DC de Imunizações, dr. Eduardo Jorge Lima da Fonseca, o tema é de relevância máxima e, por isso, a atualização se apresentou como uma necessidade urgente. “O streptococcus pneumoniae continua sendo um dos maiores vilões da saúde infantil, responsável por doenças como meningite, pneumonia e sepse, que causam milhares de hospitalizações e óbitos no Brasil e no mundo. Esse novo documento não é apenas uma revisão. Ele visa integrar as últimas evidências epidemiológicas e as novas ferramentas de imunização disponíveis, a fim de padronizar e otimizar a prevenção das infecções pneumocócicas entre as crianças, oferecendo a máxima proteção possível”, ponderou o especialista, que moderou o encontro.

As três apresentações científicas que resumiram os pontos centrais da nova publicação da SBP ficaram a cargo dos integrantes do DC de Imunizações. Com o tema “O panorama epidemiológico: por que as recomendações mudaram?”, o dr. Juarez Cunha detalhou a substituição de sorotipos e a necessidade de ampliação da cobertura vacinal no cenário brasileiro.

Já o dr. Daniel Jarovsky, falou sobre “Prevenção das infecções pneumocócicas no Brasil: o que o pediatra precisa saber?”, focando nos esquemas de vacinação de rotina e nas situações especiais de risco. Na sequência, o Renato Kfouri encerrou as aulas comentando “As novas fronteiras: entendendo as vacinas e seus desafios” e explicando o posicionamento da SBP em relação às vacinas de maior valência (VPC15 e VPC20).

Ao final das aulas, os especialistas responderam às principais dúvidas enviadas pelos espectadores a respeito das recomendações atuais.