SBP leva cursos de reanimação neonatal e transporte de recém-nascidos de alto risco para profissionais de saúde em Angola

Nos dias 23 e 24 de setembro, integrantes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN/SBP) participaram de uma importante ação de cooperação internacional em saúde, realizada na Província de Benguela, em Angola, na África. Foram promovidos os Cursos de Reanimação Neonatal e de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, que reuniram mais de 170 profissionais angolanos, entre pediatras, residentes de Pediatria e enfermeiros.

“A Sociedade Brasileira de Pediatria tem muito orgulho de participar desse esforço conjunto para qualificar profissionais de saúde em Angola. Ao compartilhar nossa experiência em reanimação neonatal e transporte do recém-nascido de alto risco, contribuímos para salvar vidas e fortalecer a pediatria em um país irmão, reafirmando nosso compromisso com a saúde das crianças em qualquer lugar do mundo”, destaca o presidente da SBP, dr. Edson Liberal.

As atividades foram conduzidas por 12 instrutores do PRN/SBP, sob coordenação da dra. Marcela Damásio. A ação integra o projeto “Apoio à Implementação do Programa Angolano de Reanimação Neonatal”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com a SBP, no âmbito do Programa de Capacitação em Saúde Brasil/Angola, com financiamento do Banco Mundial.

O programa nasceu a partir de um pedido do presidente de Angola ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de qualificar, em larga escala, os profissionais de saúde do país africano. A Sociedade Angolana de Pediatria também esteve fortemente envolvida na organização da capacitação, por meio das dras. Margarida Corrêa e Angélica Cecília.

“No primeiro dia de curso, 103 profissionais receberam treinamento. No segundo dia, mais 68 foram capacitados. Entre eles, 26 foram selecionados para compor o primeiro grupo de instrutores angolanos, que iniciarão sua formação em 25 de outubro. As atividades foram realizadas na Universidade Katiavala Bwila, em Benguela”, explica a dra. Marcela Damásio, coordenadora desta ação do PRN-SBP.

Os instrutores brasileiros que participam do projeto são oriundos dos estados de Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Goiás e Bahia.

Nesta quinta-feira (25), as equipes brasileira e angolana seguem para Huambo, onde novas capacitações serão realizadas. Em seguida, retornarão a Luanda, capital do país, para concluir a etapa final do projeto, que inclui capacitações em Reanimação Neonatal e transporte do RN de alto risco, além de um Seminário de Encerramento no dia 5 de outubro, que contará com a participação do presidente da SBP.