O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, participou da mesa de lançamento do eixo Atenção à Saúde do Adolescente do Portal de Boas Práticas do Instituto Nacional Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), ocorrido no Salão Nobre do Centro Brasileiro de Altos Estudos, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (30/9). Ação contou com um debate interdisciplinar e teve a participação de especialistas de diversas instituições.
Dr. Edson reforçou as atividades que a SBP tem promovido em prol dos adolescentes, especialmente na qualificação dos pediatras para o atendimento a essa faixa etária, além de enfatizar a importância de encontros como esse para colocar os adolescentes em primeiro lugar.
“É uma honra muito grande estar nesse evento porque mostra, mais uma vez, o compromisso da SBP em dialogar com os diversos setores da sociedade. O IFF tem sido um grande parceiro nosso na jornada de divulgação científica e no diálogo com profissionais de saúde e a população sobre os mais diversos assuntos da infância e adolescência”, disse.
O presidente também destacou a necessidade de pautar de forma mais ampla os adolescentes nas discussões de políticas públicas. “É fundamental que toda a sociedade compreenda que os adolescentes são sujeitos de direito, estão em uma fase primordial para seu amadurecimento e desenvolvimento. Na SBP, temos tratado o adolescer como ponto crucial da vida, por isso, temos colocado essa fase como parte de uma estratégia de valorização de um futuro saudável”, declarou.
ATIVIDADE - A mesa de abertura também foi composta por Mariana Setúbal (chefe de gabinete da direção do IFF/Fiocruz); Patrícia Canto (vice-presidente adjunta de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Fiocruz); Maria Gomes (Coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação, IFF/Fiocruz); e Thais Conte (diretora executiva da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade).
Estiveram presentes ainda as dras. Cristiane Murad, representando o Departamento Científico de Medicina do Adolescente da SBP; Patrícia Costa, da Sociedade Pediatria do Estado de Rio Janeiro (Soperj); e Joana Fontoura, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Após as falas de abertura, houve ainda o painel “Adolescer no Brasil: panorama, perspectivas e desafios”, com as dras. Denise Ocampos – coordenadora da Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde; Ana Luísa Lemos Serra – assessora técnica da Coordenação do Acesso e Equidade da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS); e Thereza de Lamare Franco Netto – apoiadora da Coordenação de Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde.
EIXO DO ADOLESCENTE - A escolha para o lançamento se deu pela celebração de duas datas importantes: o Dia Nacional do Adolescente (21/9) e o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens (22/9). Conforme ressaltado durante a atividade, essas datas reforçam a necessidade de dar visibilidade a esta fase da vida, que é decisiva para a formação dos sujeitos e ainda pouco valorizada nas políticas públicas.
Nesse sentido, o Eixo do Adolescente entra como fundamental para traduzir evidências científicas em orientações aplicáveis para profissionais de saúde; mostrar a relevância da atenção integral ao adolescente, considerando os desafios dessa etapa da vida; e a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) como rede inclusiva, resolutiva e acolhedora para adolescentes e suas famílias.
O eixo contempla temas como crescimento e desenvolvimento; prevenção e detecção de agravos prevalentes; saúde sexual e reprodutiva; condições crônicas de saúde; prevenção de violências e acidentes; saúde mental; adolescências em situações de vulnerabilidade; inclusão e diversidade (gênero, identidade e orientação sexual); imunizações; e mais.
ASSISTA AQUI AO LANÇAMENTO COMPLETO.
HISTÓRICO - O Portal de Boas Práticas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz) é uma ferramenta digital de livre acesso, que reúne especialistas e instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil e é voltada especialmente para profissionais de saúde do SUS.
Desde seu início, em outubro de 2017, o Portal já alcançou mais de 9 milhões de acessos e conta hoje com milhares de usuários cadastrados, com conteúdo estruturados nos eixos Saúde das Mulheres, Saúde do Recém-Nascido e Saúde da Criança, e, agora, da Saúde do Adolescente.
*Com informações do IFF/Fiocruz
Pediatras discutem desafios perigosos na internet e cuidados com ...
02/10/2025 , 10:27Capacitação em Reanimação Neonatal e em Transporte do RN de Alto ...
02/10/2025 , 07:57Esclarecimentos sobre o uso de Paracetamol na gestação e risco de...
30/09/2025 , 07:5525º Fórum da ABP debate impactos ambientais na saúde infantil e l...
29/09/2025 , 15:59PEDCAST SBP: “Febre oropouche - quais são os sintomas e como prev...
29/09/2025 , 10:53SBP AmamentAÇÃO 2025: já está no ar a 31ª edição
26/09/2025 , 17:23