Na quarta-feira (23), o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) foi marcado pelo lançamento da 6ª edição do Tratado de Pediatria. A publicação, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), oferece uma visão profunda e atualizada de aspectos fundamentais e avançados da especialidade. Na oportunidade, o presidente da SBP, Clóvis Francisco Constantino, destacou que o livro traz as inovações do campo, com base nas mais recentes pesquisas e práticas clínicas.
“A cada nova edição, os principais problemas relacionados à saúde pediátrica são revisados e, assim, podemos dizer que nossa categoria, quase, pode ‘abrir mão’ da literatura básica internacional. Estão incluídos todos os assuntos, é só conferir o sumário”, frisou.
Conforme resumiu o vice-presidente da SBP, Edson Ferreira Liberal, o Tratado aborda temas elementares à formação e capacitação dos pediatras brasileiros. “Nesse sentido, a participação dos integrantes dos Departamentos Científicos da SBP é essencial para estruturar a base científica compilada na publicação”, lembrou.
Dividida em dois volumes, que totalizam mais de 3,4 mil páginas, a 6ª edição do Tratado de Pediatria é uma parceria da SBP com a editora Manole. A obra conta com novos capítulos e seções cuidadosamente organizados, cobrindo uma ampla gama temática, como: “Bioética”; “Fundamentos da atenção à saúde da criança e do adolescente”; “Emergências”; “Causas externas - acidentes e violências”; Dermatologia”; “Neonatologia”; “Saúde escolar”; Gastroenterologia”; “Drogas”; e muito mais.
Além disso, o Tratado apresenta recursos visuais enriquecidos, como ilustrações de alta qualidade, tabelas práticas e algoritmos de diagnóstico, facilitando a compreensão e a aplicação dos conceitos.
“A obra é destinada também a estudantes de Medicina, residentes e demais profissionais de saúde com interesse nos temas abordados. Representa um marco na literatura médica, consolidando-se como uma referência indispensável”, avaliou o diretor Científico da SBP, Dirceu Solé. Já a diretora Científica Adjunta, Luciana Rodrigues Silva, ressaltou a dedicação e o trabalho hercúleo empenhados por todos os autores da publicação.
“Apesar de certa resistência, verificada anos atrás, a elaboração de um Tratado voltado à nossa especialidade mostrou-se uma aposta certeira da SBP na educação continuada dos pediatras. É uma qualificação no mais alto nível”, finalizou o diretor de Publicações da SBP, Fabio Ancona Lopez.
Participaram da Comissão Editorial da 6ª edição: Clóvis Francisco Constantino, Dirceu Solé, Clóvis Artur Almeida da Silva, Luciana Rodrigues Silva, Edson Ferreira Liberal, Fabio Ancona Lopez e Anamaria Cavalcante e Silva.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25