A valorização da formação médica de qualidade, a ampliação da vacinação da criança e do adolescente no Brasil e o fortalecimento da presença do pediatra na Atenção Básica foram alguns dos temas na reunião realizada nesta quarta-feira (16), em Brasília, entre o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, e a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM). O encontro marcou a primeira visita institucional do novo presidente da SBP à autarquia federal e teve como objetivo ampliar o diálogo em prol da saúde de crianças e adolescentes.
Na ocasião, a SBP reiterou a importância de manter o padrão-ouro na especialização em Pediatria, por meio da residência médica com duração de três anos. “Preservar a excelência da formação dos futuros especialistas e garantir que crianças e adolescentes sejam atendidos por médicos devidamente capacitados para lidar com as especificidades dessa faixa etária”, destacou o presidente da SBP, dr. Edson Liberal, posição corroborada pelo presidente do CFM. Ele também ressaltou a necessidade de ampliar a presença do pediatra na Atenção Básica, assegurando cuidados mais qualificados desde os primeiros anos de vida, bandeira que também conta com o apoio do CFM.
Durante a audiência, dr. Edson Liberal destacou ainda a preocupação dos pediatras com os baixos índices de vacinação infantil, que colocam o Brasil em alerta para o risco de reintrodução de doenças já controladas ou erradicadas, como poliomielite e sarampo. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), referentes a abril de 2025, nenhuma das principais vacinas alcançou a cobertura ideal — que é de 90% para BCG e Rotavírus, e de 95% para os demais imunizantes do calendário. A BCG, por exemplo, ficou em 88,7%; a Hepatite B (<30 dias), em 84,93%; e a Varicela, em apenas 67,55%.
“Tratamos de um tema muito relevante, que é a vacinação de crianças e adolescentes. Precisamos juntar forças, todos, numa corrente, para que possamos ampliar e fortalecer a cobertura vacinal”, pontuou o presidente da SBP, dr. Edson Liberal, ao agradecer a receptividade da diretoria do CFM.
O presidente do CFM, dr. José Hiran Gallo, agradeceu a visita e colocou à autarquia disposição para atuar em conjunto com a SBP na defesa e na promoção de ações que incentivem a vacinação e contribuam para o aumento das coberturas vacinais. “A vacinação de crianças e adolescentes é fundamental não apenas para proteger a saúde individual, mas também para garantir a proteção coletiva e evitar o ressurgimento de doenças já controladas ou erradicadas”, afirmou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.
Além dos presidentes da SBP e do CFM, participaram da reunião o 1º vice-presidente do CFM, dr. Emmanuel Fortes; a 2ª vice-presidente, dra. Rosylane Rocha; o 3º vice-presidente, dr. Jeancarlo Cavalcante; e os conselheiros federais e pediatras dra. Dilza Ribeiro, dr. Bruno Leandro de Souza e dr. Eduardo Jorge Fonseca de Lima, que teve papel de destaque no encontro como presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP e coordenador da Câmara Técnica de Pediatria do CFM.
Tratamento da doença mão-pé-boca em crianças
15/07/2025 , 08:21PED CAST SBP: "Miopia e astigmatismo na infância: o que é preciso...
14/07/2025 , 10:24Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:2418º CBMIP registra recorde histórico de participantes
08/07/2025 , 10:08"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45