SBP reforça ações estratégicas no 16º Cobrapem

As ações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em prol da Defesa Profissional foram elencadas pelo presidente da instituição, dr. Edson Liberal, nesta quinta-feira (13), durante a solenidade de abertura do 16º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem), em Recife (PE).

Entre as frentes de mobilização nacional estão a realização dos Fóruns Regionais de Defesa da Pediatria, as interfaces com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) para debater sobre a reinserção do pediatra na Atenção Primária à Saúde.

“Defendemos que a presença do pediatra é indispensável na porta de entrada do sistema de saúde, pois é ele quem reúne o conhecimento e a sensibilidade necessários para garantir um cuidado integral e contínuo às crianças e adolescentes”, frisou.

Dr. Edson acrescentou ainda que outras parcerias estão sendo firmadas com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) para ações conjuntas visando ampliar a vacinação da criança e do adolescente, fortalecer a valorização da profissão médica e reafirmar o papel essencial do pediatra na atenção primária. “Essas frentes de atuação traduzem nosso compromisso com a valorização do pediatra e com a defesa intransigente da infância e da adolescência”, destacou.

Além dessas, a SBP tem feito parcerias em diversas iniciativas como a Coalizão Licença-Paternidade (CoPai), visando à ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias; parcerias com o Ministério da Saúde, para o fortalecimento da campanha Agosto Dourado, entre outras.

Outros destaques da gestão: o fortalecimento do Grupo Jovens Pediatras, o lançamento do curso EAD em Medicina do Adolescente, com metodologia ativa, alta produção de documentos científicos para constante atualização dos pediatras, produção contínua de produtos para as famílias, com destaque para o site Pediatria para Famílias, PedCast SBP, Programa Famílias em Pauta e a série especial Pergunte ao Pediatra.

“Divulgar a ciência é também cuidar! E cada vez que um pediatra orienta corretamente uma família, ele contribui para uma sociedade mais saudável, mais informada e mais humana”, ressaltou dr. Edson Liberal.

O presidente da SBP também ressaltou a importância do endocrinologista pediátrico. “Esse profissional tem um papel fundamental na identificação precoce e no manejo das alterações hormonais e metabólicas que impactam o crescimento e o desenvolvimento infantil”, disse.

A presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE), a dra. Alexsandra Ferreira da Costa Coelho, em seu discurso salientou que a endocrinologia pediátrica é, antes de tudo, uma ciência do crescimento e não apenas do crescimento das nossas crianças e adolescentes, mas também do crescimento humano, ético e científico de todos que se dedicam a cuidar delas.

“Esse congresso é a prova de que dá pra discutir hormônio, obesidade, diabetes, crescimento e puberdade precoce. Que esse evento seja inspirador para as novas gerações e renovador para as atuais, renovando em cada um de nós a certeza de que vale a pena seguir cuidando, estudando e acreditando”, elucidou.

A presidente do 16º Cobrapem, dra. Jacqueline Araújo, apresentou ainda o tema central desta edição — “Fortalecendo vínculos entre o Pediatra Geral e a Endocrinologia Pediátrica” — e destacou a amplitude da programação científica.

“Acreditamos na importância de estreitar os laços entre o pediatra que atua na prática geral e o vasto conteúdo da nossa especialidade, para proporcionar uma abordagem precoce, multidisciplinar e integrada no cuidado de nossas crianças e adolescentes”.

HOMENAGEM – Momentos de pura emoção e história da endocrinologia pediátrica pernambucana marcaram o encerramento da solenidade com uma homenagem à dra. Elcy Falcão, uma das pioneiras no Estado, em reconhecimento ao exercício exemplar de suas atividades na área de atuação e pelo seu inestimável espírito de doação aos pacientes, ao ensino e à formação dos pediatras brasileiros.

O 16º Cobrapem é uma realização da SBP em parceria, nesta edição, com a Sopepe.