Brasília sediou, nesta sexta-feira (15), a 5ª edição do Fórum Virtual de Pediatria, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O encontro discutiu o futuro dos cuidados com crianças e adolescentes no País e teve como destaque a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, que abordou os desafios da prática pediátrica e a importância do diálogo com as famílias para o fortalecimento da especialidade.
“As entidades médicas devem se fortalecer e estar juntas nas pautas comuns, que são muitas. O CFM é uma instituição muito forte e essa união na defesa da especialidade é fundamental, especialmente na luta pela volta do pediatra na atenção primária à saúde”, destacou o presidente da SBP, durante a abertura do evento.
Na ocasião, o presidente do CFM, dr. José Hiran Gallo, destacou a importância da pediatria para o futuro do País e parabenizou a SBP pela atuação em defesa da presença do pediatra na Atenção Básica. “Vocês são especialistas na linha de frente do atendimento, em diferentes níveis de complexidade, que todos os dias se deparam com cenários nem sempre favoráveis ao exercício da medicina”, enfatizou.
Nesse mesmo contexto, o coordenador da Câmara Técnica de Pediatria do CFM, dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, que também coordenou o evento, destacou que a ausência desses especialistas na base da assistência traz graves consequências para a saúde infantil. “Nossa presença não é um luxo, é uma necessidade estratégica”, afirmou, lembrando que a valorização da especialidade pode garantir diagnósticos precoces, prevenção eficaz e acompanhamento contínuo.
Após a abertura, houve ainda debates sobre “A importância da puericultura para a criança que vai viver até 100 anos”; “Os desafios atuais da Residência Médica em Pediatria”; “Desafios e estratégias na saúde mental dos profissionais da Pediatria”; “Prevenção do burnout em Pediatras”; e “Práticas de autocuidado para pediatras e construindo ambientes de trabalho saudáveis”.
ACOMPANHE AQUI A GRAVAÇÃO DO EVENTO
POLÍTICAS DE SAÚDE – Na parte da tarde, as aulas tiveram início com a conferência “Políticas de saúde para crianças e adolescentes: as famílias em pauta”, com participação do dr. Sidnei Ferreira, membro da Câmara Técnica de Pediatria do CFM e diretor da SBP, e dra. Edilma de Albuquerque Lins Barbosa. A palestra foi conduzida pelo presidente da SBP, dr. Edson Liberal, que destacou as pautas trabalhadas em parceria com o CFM e a Associação Médica Brasileira (AMB), além das ações da entidade voltadas às famílias.
“Quero conclamar a todos para fazer divulgação do trabalho que a Sociedade tem feito voltado aos pais, cuidadores e à toda a família. Em tempos de fake news, é nossa função levar informações de qualidade, baseadas em evidências científicas para que nossas crianças e adolescentes sejam protegidos”, enfatizou.
Dr. Edson Liberal destacou, em sua fala, marcos legais como a Constituição Federal, a Lei Orgânica da Saúde (que criou o SUS), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Também destacou a importância do olhar multiprofissional e interdisciplinar para a qualificação da assistência e as ações de prevenção e promoção da saúde.
“O ECA foi um marco importante, que acabou de completar 35 anos, e deve ser uma cartilha para nós pediatras. Quando falamos do atendimento médico integral às crianças e adolescentes nos serviços públicos, estamos falando dos pediatras, que são os profissionais formados e habilitados para tal atividade”, afirmou.
Ele apresentou ainda dados de morbidade e mortalidade, reforçando o papel do pediatra na prevenção de acidentes e violências, e mencionou as ações de Defesa Profissional da SBP. “O trabalho de defesa é contínuo, mas nos últimos dois anos nós fizemos um intensivo nesse assunto”, disse.
Ao final, dr Edson Liberal destacou iniciativas da SBP voltadas às famílias, como o site Pediatria para Famílias, o programa Famílias em Pauta, o PedCast SBP e o Pergunte ao Pediatra. Também reforçou a mobilização em torno do PL 26228/2022, que trata da regulamentação das Big Techs.
“Esse contato com as famílias é primordial. É fundamental que todos leiam o PL 26228/2022 porque é um projeto muito bem-feito, tem todas as etapas para regulamentação das BigTechs e o trabalho para conseguirmos essa aprovação é muito grande. Peço que se dediquem e divulguem para que possamos proteger nossas crianças e adolescentes desses ataques que eles sofrem no cotidiano na internet”, concluiu.
PED CAST SBP: "Amamentação nos primeiros dias de vida - Como evit...
18/08/2025 , 11:43Sarampo: cenário atual, reintrodução e a "Dose Zero" na prática p...
18/08/2025 , 11:31Pediatras e Programa Nacional de Imunização unem forças para ampl...
17/08/2025 , 23:41SBP promoverá série de Fóruns Regionais para fortalecer presença ...
15/08/2025 , 11:085º Simpósio Dermaped tem recorde de inscritos em Belo Horizonte (...
14/08/2025 , 10:35SBP alerta para erros em orientações de primeiros socorros em cas...
14/08/2025 , 10:44