Com objetivo de falar sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma - câncer ocular que atinge crianças de zero a cinco anos – o casal de jornalista Tiago Leifert e Daiana Garbin criou a campanha “De Olhos nos Olhinhos”. O lançamento da edição de 2025, que conta mais uma vez com o apoio da Sociedade de Brasileira de Pediatria (SBP), foi no dia 12 de setembro, em São Paulo e contou com a presença da secretária-geral da instituição, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa. Neste ano, a campanha tem duas frentes: conscientização da população e dias especiais de atendimento, com 88 eventos em todos os estados do Brasil.
Para a pediatra foi uma honra participar do evento, que estimula o acompanhamento das crianças e permite o diagnóstico precoce de retinoblastoma. “Uma atividade como essa de lançamento nos desafia, de forma positiva, a continuarmos juntos, a envolvermos os pediatras, as nossas filiadas para que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento tão importante”, disse.
Dra. Tereza reforçou ainda que a campanha é muito importante para “divulgarmos o papel do pediatra na rede de atenção e saúde e do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Nós, como uma entidade médica que congrega tantos pediatras, nos sentimos bastante felizes e honrados em participar desse momento”, concluiu.
DIAGNÓSTICO - Tudo começou com um chocante diagnóstico que mudou para sempre a vida de Daiana, Tiago e Lua Leifert. Aos 11 meses, Lua, filha do casal, iniciou o tratamento contra o retinoblastoma. A família demorou demais para procurar ajuda por pura falta de informação, como conta Daiana: “Nós nunca tínhamos ouvido falar da doença e nunca passou pela nossa cabeça que aqueles sinais que víamos eram importantes”.
Quem percebeu algo errado foi o pai, Tiago, que relembra: “Eu via um reflexo branco no olho da Lua, mas só eu conseguia ver, ninguém reparava. Ela também estava estrábica, mas todo mundo me dizia que era normal em bebês. Até que um dia os olhinhos fizeram um movimento muito irregular e foi quando resolvemos ir atrás de ajuda”.
A doença de Lua já estava avançada e começou uma longa luta. “Ainda no início da nossa jornada na oncologia pediátrica, Tiago e eu decidimos revelar o diagnóstico publicamente para compartilhar com outras famílias as informações que nós gostaríamos de ter tido, para que elas conseguissem chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos”, conta Daiana. “A todo momento, em algum lugar do Brasil, tem uma criança com um retinoblastoma não-diagnosticado, escondido lá dentro do olhinho. Nossa missão de vida é encontrá-lo e fazer com que essa criança vença”, diz Tiago.
AÇÕES - O Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, pelo terceiro ano consecutivo, um dia especial de atendimento às crianças. Com o imenso apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), outros 37 hospitais e entidades pelo Brasil decidiram aderir à campanha.
A Campanha segue até 12 de outubro com eventos em todo o Brasil e ações como o lançamento do aplicativo “Meu GRAACC”, em uma parceria com a Vockan Consulting. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa de tecnologia e entre as principais funcionalidades estão: agendamento de consultas e procedimentos, acesso a orientações sobre exames: preparo e cuidados antes da sua realização, como o tempo de jejum necessário para realizar o líquor; visualização de resultados de exames, agendamento de consultas. Inicialmente, o uso será destinado para os pacientes em tratamento de retinoblastoma e, posteriormente, será ampliado, gradualmente, para todos os atendidos do hospital.
Além disso, um dos maiores festivais infantis do Brasil vai receber a campanha De Olho nos Olhinhos nos dias 3, 4 e 5 de outubro. O Kidz House Festival, em São Paulo, terá um stand da campanha com informações, médicos voluntários para orientar os pais e atividades lúdicas para as crianças.
APOIO MÉDICO- Entre as sociedades médicas que apoiam a campanha, além da SBP e do CBO, estão: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO) e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP). A ação contou ainda com parceria e apoio de outras instituições médicas.
*Com informações da assessoria de comunicação da campanha
2ª vice-presidente da SBP participa de lançamento nacional da est...
10/10/2025 , 16:37ABP empossa dois novos acadêmicos em Brasília
10/10/2025 , 16:27Novo episódio do Famílias em Pauta debate “Adultização”
10/10/2025 , 11:274º CBP On-line abre programação com debate sobre Defesa da Pediat...
10/10/2025 , 11:06Seminário em Luanda encerra projeto de apoio à implementação do P...
10/10/2025 , 10:25Por que os Cuidados Paliativos importam para o mundo e para o Bra...
10/10/2025 , 08:23