Setembro Verde Esperança: SBP e Instituto “Protegendo Cérebros, Salvando Futuros” realizam série de webinares sobre prevenção da asfixia perinatal

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com o Instituto “Protegendo Cérebros, Salvando Futuros”, promoveu uma série de webinares em prol da campanha Setembro Verde Esperança. A iniciativa visa alertar sobre a asfixia perinatal, uma condição grave – decorrente da falta de oxigenação que afeta os recém-nascidos no periparto – que pode causar lesões neurológicas permanentes e até mesmo levar a óbito.

O primeiro encontro on-line, realizado no dia 4 de setembro, elegeu o tema “Pais e pediatras juntos para prevenir a asfixia perinatal”. As aulas foram conduzidas pelas coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, e pela professora da Escola de Medicina da Universidade do Colorado (EUA), dra. Susan Niermeyer. Na oportunidade, também foi apresentado o relato de uma família especialmente convidada (Renée Rocha e Guilherme Panegassi – pais do Joaquim). Assista aqui.

No dia 17 de setembro, foi a vez de discutir atualizações científicas voltadas à “Prevenção de Asfixia Perinatal”. Os debates contaram com as seguintes participações: a presidente e o integrante do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da SBP, dra. Lícia Moreira e dr. Sergio Marba, respectivamente; o diretor técnico do Centro Paulista de Medicina Fetal, dr. Antonino Moron; a diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Leão Suguitani; e novamente as coordenadoras do PRN-SBP. Assista aqui.

O último webinar da série falou sobre “Tratamento e Acompanhamento de Bebês com Asfixia Perinatal”. O evento, veiculado em 23 de setembro, reuniu: o integrante do Grupo de Trabalho sobre Políticas Públicas em Neonatologia da SBP, dr. José Maria Lopes; o editor do Jornal de Pediatria (JPED), dr. Renato Procianoy; a presidente e a secretária do DC de Neonatologia da SBP, dras. Lícia Moreira e Rita de Cássia Silveira, respectivamente; e ainda o chefe do Serviço de Neonatologia da Santa Casa de São Paulo, dr. Maurício Magalhães. Assista aqui.

Os três encontros foram transmitidos por meio do YouTube e contaram, em cada um deles, com a moderação do fundador do Instituto “Protegendo Cérebros, Salvando Futuros”, dr. Gabriel Variane.