13º Cobrapem, na Bahia, propõe estimular a ruptura entre tecnicismo e humanismo


Entre 29 de maio e 1º de junho, a Costa do Sauípe (BA) receberá o 13º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem) – promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) – que traz como tema central “Humanidades e medicina: a contribuição da endocrinologia pediátrica”.

Para o presidente do evento e do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio Dantas Alves, “o 13º Cobrapem representará a contribuição da endocrinologia pediátrica na restauração da ruptura entre o tecnicismo e o humanismo, tão presentes na prática médica atual”.

PROGRAMAÇÃO - Com uma vasta e rica programação científica, o Congresso contará com renomados convidados internacionais, como dr. Guy Van-Vliet (Canadá), que palestrará sobre tireoide; dr. Khalid Hussain (Inglaterra), que abordará o diabetes e hiperinsulinismo; dra. Rachel Gafni (EUA), que trará contribuições sobre o metabolismo ósseo; e dr. Rodolfo Rey (Argentina) que fará exposição sobre puberdade e gônadas.

De acordo com dr. Crésio, toda a programação foi preparada com esmero pelos membros da Comissão Científica. Assuntos rotineiros e complexos da endocrinologia pediátrica serão abordados de forma prática e atualizada, durante as mesas-redondas, conferências e outras atividades previstas.

“Há muitos temas de interesse para destacar, como o diabetes mellitus neonatal, a obesidade infantojuvenil, a genética do diabetes mellitus tipo 1, o hipotireoidismo congênito, a triagem neonatal; a hipovitaminose D, a puberdade precoce, a baixa estatura, entre outros. Serão diversas palestras de alto nível científico”, frisa.

TRABALHOS CIENTÍFICOS – A Comissão Científica do 13º Cobrapem recebeu 143 trabalhos que serão apresentados nos formatos apresentação oral ou pôster, para as áreas de crescimento; puberdade; metabolismo ósseo; diabetes mellitus; genética; hipófise; adrenal; obesidade; metabolismo; hipoglicemia; lipídeos; distúrbios da diferenciação sexual; tireoide; entre outros.

Na modalidade apresentação oral, os trabalhos com maior pontuação serão apresentados em grupos. Cada autor-apresentador terá oito minutos para expor, com posterior discussão. Já na modalidade pôster, os trabalhos aprovados ficarão expostos nos dias 30 de maio e 1º de junho.

TRADIÇÃO – Realizado a cada dois anos, o evento tem como objetivo ser um instrumento de educação continuada, permitindo a atualização dos endocrinologistas pediátricos sobre as pesquisas mais recentes da área. Além disso, tradicionalmente o Cobrapem também representa um espaço para divulgação de trabalhos científicos e uma oportunidade para se fazer novos contatos, permitindo a divulgação da especialidade para médicos e profissionais da saúde.

“O evento é aberto a todos aqueles que participam do cuidado de crianças e adolescentes com distúrbios endócrinos, como dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, além dos médicos residentes nas áreas afins, pós-graduandos e acadêmicos de medicina. Estamos estimando a participação de mais de mil especialistas, tanto brasileiros quanto de outros países da América do Sul. É um número extremamente significativo para eventos nacionais dessa especialidade”, finaliza dr. Crésio.