13º Cobrapem: último lote de inscrições vai até 20 de maio. Não perca!

No próximo dia 20 de maio será a última virada do lote de inscrições com desconto para o 13º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), ocorrerá entre os dias 29 de maio e 1º de junho, na Costa do Sauípe (BA). Os valores da tabela vigente variam entre R$ 175, para estudantes cadastrados na Liga de Pediatria da SBP, e R$1.100, para médico não associado à instituição.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO COM DESCONTO

Entre os destaques do evento está a discussão sobre o tema “Medicina e humanidades: a contribuição da endocrinologia pediátrica”. Para o presidente do evento e do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio Dantas Alves, “o 13º Cobrapem representará a contribuição da endocrinologia pediátrica na restauração da ruptura entre o tecnicismo e o humanismo, tão presentes na prática médica atual”.

PALESTRAS – O Congresso contará com renomados convidados internacionais, como o dr. Guy Van-Vliet (Canadá), que palestrará sobre tireoide; dr. Khalid Hussain (Inglaterra), que abordará o diabetes e hiperinsulinismo; dra. Rachel Gafni (EUA), que trará contribuições sobre o metabolismo ósseo; e dr. Rodolfo Rey (Argentina) que fará exposição sobre puberdade e gônadas.

De acordo com dr. Crésio, toda a programação foi preparada com esmero pelos membros da Comissão Científica. Assuntos rotineiros e complexos da endocrinologia pediátrica serão abordados de forma prática e atualizada, durante as mesas-redondas, conferências e outras atividades previstas.

“Há muitos temas de interesse para destacar, como o diabetes mellitus neonatal, a obesidade infantojuvenil, a genética do diabetes mellitus tipo 1, o hipotireoidismo congênito, a triagem neonatal; a hipovitaminose D, a puberdade precoce, a baixa estatura, entre outros. Serão diversas palestras de alto nível científico”, conclui.

TRABALHOS CIENTÍFICOS – A Comissão Científica do 13º Cobrapem recebeu 143 trabalhos que serão apresentados nos formatos apresentação oral ou pôster, para as áreas de crescimento; puberdade; metabolismo ósseo; diabetes mellitus; genética; hipófise; adrenal; obesidade; metabolismo; hipoglicemia; lipídeos; distúrbios da diferenciação sexual; tireoide; entre outros.

Na modalidade apresentação oral, os trabalhos com maior pontuação serão apresentados em grupos. Cada autor-apresentador terá oito minutos para expor, com posterior discussão. Já na modalidade pôster, os trabalhos aprovados ficarão expostos nos dias 30 de maio e 1º de junho.

TRADIÇÃO – Realizado a cada dois anos, o evento tem como objetivo ser um instrumento de educação continuada, permitindo a atualização dos endocrinologistas pediátricos sobre as pesquisas mais recentes da área. Além disso, tradicionalmente o Cobrapem também representa um espaço para divulgação de trabalhos científicos e uma oportunidade para se fazer novos contatos, permitindo a divulgação da especialidade para médicos e profissionais da saúde.

“O evento é aberto a todos aqueles que participam do cuidado de crianças e adolescentes com distúrbios endócrinos, como dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, além dos médicos residentes nas áreas afins, pós-graduandos e acadêmicos de medicina. Estamos estimando a participação de mais de mil especialistas, tanto brasileiros quanto de outros países da América do Sul. É um número extremamente significativo para eventos nacionais dessa especialidade”, finaliza dr. Crésio.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520