15º Congresso de Adolescência bate recorde de inscritos e encerra inscrições antes do previsto

Com mais de 450 inscritos, a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Adolescência já é um sucesso de público e teve suas inscrições encerradas antes do tempo previsto. Outro recorde alcançado pelo evento foi o número de trabalhos científicos inscritos: 245 ao todo. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), acontecerá na capital paulista entre os dias 23 e 25 de maio e tem como objetivo discutir os principais assuntos relacionados à Medicina do Adolescente.

Segundo a presidente do Congresso, dra. Maria Sylvia de Souza Vittale, o evento é voltado àqueles que lidam com os adolescentes na vida profissional, em especial os pediatras, médicos responsáveis por cuidar da saúde dessa população. “O adolescente traz questões importantes de direitos e deveres na sociedade, antropológicas, culturais, históricas e sociais. Nesse Congresso, propomos a discussão de todas as questões emergentes nas diversas áreas de atuação. Isso é extremamente relevante para que o pediatra possa ampliar sua visão sobre os tópicos e, assim, saiba conduzir de forma mais adequada cada situação”, pontua dra. Maria Sylvia.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO

NA PRÁTICA – Tendo em vista a importância de aliar a teoria à prática, a Comissão Organizadora do evento promoverá uma ação inédita no dias 22 e 23 de maio. Na ocasião, ocorrerá a atividade “Da Teoria ao Campo de Prática”, na qual os pediatras poderão conhecer alguns dos serviços de referência na Atenção Integral à Saúde do Adolescente na cidade.

Serão realizadas visitas ao Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; Instituto de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC; e Unidade de Adolescentes do Instituto da Criança do ICrFMUSP. Os pediatras participantes do evento deverão fazer sua inscrição, verificar a data, horário programado e disponibilidade de vaga para cada visita, CLICANDO AQUI.

LANÇAMENTOS – Durante o Congresso também ocorrerá o lançamento do livro “Manual de Adolescência”, coordenado pela dra. Alda Elizabeth Boehler Ingelsias Azevedo e dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato. A atividade ocorrerá no dia 24, às 10h15, no stand da Manole - editora responsável pela publicação.

De acordo com a dra. Alda Elizabeth, que também é presidente do DC de Adolescência da SBP, o livro é destinado a pediatras, estudantes, residentes e profissionais que atuam na área de Adolescência. Todos os assuntos são abordados de formas extremamente prática e atualizada. “São abordados temas como desenvolvimento craniofacial, uso de suplementos, isotônico e anabolizantes, e uso abusivo das tecnologias da informação”, elenca.

O conteúdo da publicação foi todo elaborado com base nas recomendações do Currículo Pediátrico do Consórcio Global de Educação Pediátrica (GPEC, sigla em inglês) e engloba diversos assuntos, divididos em sete seções: Aspectos Gerais e Puericultura na Adolescência; Alimentação, Nutrição e Atividade Física; Aspectos Comportamentais e Saúde Mental; Saúde Sexual e Reprodutiva; Problemas Clínicos Frequentes; Situações de Risco; e Situações Especiais.

Além disso, será lançado no mesmo dia, às 12h15, outro livro com foco na saúde dos adolescentes, intitulado "Medicina do Adolescente - Fundamentos e Práticas". A publicação foi editada pelas dras. Maria Sylvia de Souza Vitalle; Flávia Calanca da Silva; Aline Maria Luiz Pereira; Rosa Maria Eid Weiler; Sheila Rejane Niskier; e Teresa Helena Schoen.

O livro tem como proposta didática refletir sobre problemas mais comuns da adolescência e, portanto, contribuir com uma abordagem atualizada sobre essas questões. Essa é uma fase em que a curiosidade e sentimentos surgem pelo corpo e pela vida. Essa curiosidade é propiciada pelo desenvolvimento do grande potencial endócrino e fisiológico, próprio dessa faixa etária, do desejo contestador pela independência e poder.

Nesse contexto, a família, a escola e a sociedade desempenham papel fundamental, sobretudo em situações críticas, como gravidez imprevista violência, consumo de drogas e a visão estereotipada dos problemas dos adolescente distante.

ALAPE - No último dia de evento será realizada a reunião anual do Comitê de Adolescência da Associação Latino-americana de Pediatria (Alape). Na oportunidade, estarão presentes os representantes de dez países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, El Salvador, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. No encontro serão apresentadas as ações que cada um dos países estão promovendo em prol da saúde dos adolescentes e suas famílias, além de dar continuidade à aprovação do novo Regulamento do Comitê de Adolescência.

“Essa reunião permite que nós conheçamos as realizações das outras Nações e também que as atividades que promovemos aqui sejam reconhecidas internacionalmente. A partir desses diálogos com os países, percebemos como estamos todos alinhados em relação aos temas que trabalhamos no nosso cotidiano, como suicídio, gravidez na adolescência e era digital, por exemplo”, explica a dra. Alda Elizabeth, que também representa a SBP no Comitê de Adolescência da Alape.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520