Com o tema “Lições do passado que constroem o futuro da pediatria”, a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) realizou o 16º Congresso Cearense de Pediatria, em conjunto com o 15º Encontro dos Residentes de Pediatria e 8º Encontro dos Acadêmicos de Medicina do Ceará, de 22 a 24 de setembro, em formato híbrido. O encontro, que reuniu profissionais de todo o estado, contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), representada no evento pelo presidente, dr. Clóvis Francisco Constantino.
“Iniciativas como a do Ceará são extremamente relevantes, uma vez que trazem atualização científica aos pediatras e aos futuros pediatras, estudantes de medicina e aqueles que estão nos programas de residência médica”, disse dr. Clóvis, em mensagem de vídeo transmitida na abertura do encontro.
O dirigente também saudou a dra. Anamaria Cavalcante e Silva, atual presidente da Socep e 2ª vice-presidente da SBP; além do presidente do encontro, dr. Nabel Saldanha.
Com programa científico atual e variado, construído pelos membros dos Departamentos da Socep e a participação de expoentes da pediatria, o Congresso contemplou temas da pediatria ambulatorial e hospitalar, como novos paradigmas em atividades físicas para crianças e adolescentes; vacinação; os 100 primeiros dias de vida; mídias digitais; onco-hematologia; alergia alimentar; puericultura do sono e muito mais.
Além disso, os participantes também puderam tirar suas dúvidas sobre telemedicina, por meio de um painel de entrevistas que abordou as “implicações éticas da telemedicina na assistência pediátrica”. O presidente da SBP participou dessa atividade respondendo a questões como: “quais ações a SBP tem implementado para apoiar a difusão e a prática da telemedicina?”; “a receita eletrônica em pediatria tem alguma peculiaridade que a distingue da receita física?”; “a teleconsulta irá substituir o atendimento presencial do pediatra?”, entre outras.
GUIA DE TELEMEDICINA – Lançado este ano pela SBP em parceria com o Universo DOC, a publicação “Telemedicina na Pediatria – Um guia para aplicação prática”, traz informações conceituais e práticas sobre a aplicação da telemedicina na especialidade. O documento aborda assuntos como “Tipos de atendimento remoto”; “Telemedicina e LGPD”; “Telemedicina na saúde suplementar”; “Como cobrar pelo atendimento remoto”; “Registros e Prontuários” e “Os dez passos para implementar a Telemedicina”.
TAMIS: aplicativo brasileiro auxilia na identificação precoce de ...
30/12/2025 , 09:34
PRN-SBP treina 490 profissionais de saúde em reanimação neonatal ...
30/12/2025 , 09:11
PEDCAST SBP: "Quando se preocupar com o atraso no neurodesenvolvi...
29/12/2025 , 11:13
Nota de pesar: dr. Akira Ishida
27/12/2025 , 11:40
50ª edição do Famílias em Pauta aborda hipertensão arterial na in...
26/12/2025 , 11:10
PEDCAST SBP: "Gastrite em crianças e adolescentes: saiba os sinai...
22/12/2025 , 11:44