17º Pneumoped | Conferências internacionais marcam programação

O segundo e o terceiro dia do 17º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Pneumoped) foram marcados por importantes conferências internacionais. No total, oito especialistas – do Chile, Argentina, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e África do Sul –apresentaram relevantes temáticas relacionadas à pneumologia. Conheça alguns dos tremas de destaque:

TUBERCULOSE - Na palestra “Redescoberta de la tuberculosis en la adolescencia”, dra. Silvia Chiang, dos Estados Unidos, destacou que a adolescência é uma importante etapa do desenvolvimento humano, na qual os indivíduos têm necessidades específicas relacionadas à atenção à saúde. "É essencial entendermos que estamos em um período de redescobrimento da tuberculose na adolescência em relação à investigação. Porém, ainda há brechas importantes", enfatizou a especialista. 

PNEUMONIA - Já na conferência “Childhood pneumonia: yesterday, today and tomorrow”, ministrada pela dra. Heather Zar, da África do Sul, ela destacou que a pobreza, a fumaça de cigarro e a poluição de carros são fatores que contribuem para o aumento de pneumonia. Segundo a especialista, as infecções por HIV também são fatores de risco para a pneumonia em lugares de alta prevalência. 

“Entendemos que a pneumonia é uma combinação de infecções virais e bacterianas, e é uma das principais causas de morte neonatal. A maior carga de mortes e hospitalizações ocorre em crianças que nascem a termo”, pontuou.

ASMA - Enquanto isso, na conferência "Severe asthma - an update", o professor Andrew Bush, do Reino Unido, abordou as novas recomendações para o tratamento da asma crônica. De acordo com o especialista, são muitos os desafios enfrentados para lidar com crianças com asma que não respondem ao tratamento, e isso ocorre pela resistência à terapia escolhida. 
 
Ele citou que o diagnóstico diferencial de asma em crianças é amplo, e que os pediatras são os profissionais mais indicados para diagnosticar a asma clinicamente. Com mais de 900 artigos publicados, dr. Bush tem vasta experiência nos estudos de doenças respiratórias em pacientes pediátricos.

Outras temáticas abordadas nas conferências internacionais foram: “Transtornos del sueño en niños con enfermedad respiratoria crónica”; “Vírus Sincicial Respiratório e a Pandemia”; “Chronic cough in children”; “Guidelines em Doenças respiratórias: discutindo a adesão”; e “Diagnóstico y terapeutica de los transtornos respiratórios del sueño”.