1º Up to Date de Pediatria promovido pela Sopepe reúne cerca de 100 pediatras

Cerca de 100 médicos pediatras e residentes participaram do 1º Up to Date de Pediatria em Pernambuco, promovido pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). O evento, que reuniu especialistas de vários Estados do Brasil para discutir temas relevantes aos profissionais da área, contou com palestras sobre temas como puericultura, pneumologia e infectologia.

Pela manhã, foram apresentadas questões referentes à asma e doenças respiratórias pelos médicos Adriana Azoubel, Rita Brito, Murilo Brito e Patrícia Bezerra em suas palestras. Pesquisas sobre combinação medicamentosa e a melhor conduta a ser adotada pelos profissionais da saúde estiveram em pauta.

Outro destaque da manhã foi a conferência apresentada pela pediatra Gisélia Alves sobre alimentação complementar e microbiota. Como manter o organismo saudável por meio de uma alimentação mais natural e variada e como tratar a dieta de crianças em idade de introdução alimentar para manter a microbiota equilibrada foram alguns dos tópicos discutidos.

A saúde dos adolescentes ganhou atenção à tarde, quando o aumento da incidência da puberdade precoce foi destaque. A endocrinologista pediátrica Taciana Schuler salientou os tipos do distúrbio, o que pode desencadeá-lo e quais os melhores caminhos a serem adotados pelos profissionais.

“Para a puberdade precoce central, que é a mais comum, o tratamento é feito com medicamentos capazes de bloquear o estímulo à produção de hormônios. No caso de ser do tipo periférica, exames serão necessários para detectar a causa, ou seja, qual a doença sistêmica que desencadeia este desequilíbrio hormonal”.

Também participaram da discussão da tarde a médica Betinha Fernandes, que falou sobre disforia de gênero, e o presidente da Sopepe, Eduardo Jorge, que explanou sobre as recentes mudanças no calendário vacinal na adolescência.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado do 1 Up to Date. O encontro promoveu o conhecimento e o relacionamento entre os médicos, residentes e estudantes. Tenho certeza que foi um dia muito proveitoso para todos, que trouxe atualização sobre temas frequentes no nosso dia a dia no consultório”, comemorou Eduardo Jorge.