O especialista dr. Jen Tien Wung (EUA) recebeu homenagem da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) pelo ensino, contribuições, comprometimento e dedicação ao desenvolvimento da Neonatologia no Brasil. Ele recebeu uma placa entregue pelo presidente do Departamento Científico de Neonatologia da entidade, dr. José Maria Lopes, na sexta-feira (28), durante a atividade denominada “Clube do Pulmão”, realizada no 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Natal (RN).
“Há muitos anos frequento o Congresso da Academia Americana de Pediatria e uma pesquisa sobre a incidência da broncodisplasia em oito serviços, publicada em 1987, chamou a atenção. No estudo, estava o serviço do qual o dr. Wung fazia parte, que tinha menos de 10% de broncodisplasia. Ele era o responsável por esse baixo índice e usava o CPAP, como usa hoje, muito diferentemente do que todo mundo fazia nos Estados Unidos”, relembrou o dr. José Maria Lopes.
À época, dr. José fez contato com o dr. Wung e foi conhecer o seu trabalho, quando aprendeu a técnica utilizada. “Com isso, trouxe o dr. Wung ao Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, e introduzimos o CPAP numa época em que perdíamos quase todos os pacientes abaixo de um quilo. A partir do momento que passamos a colocar em prática o que foi nos passado, o índice de sobrevida aumentou para 34%”, contou.
“Isso nos mostrou o quão importante é essa terapia, convencendo a enfermagem de que era o que deveríamos usar a partir daquele momento em nossos pacientes. Acredito que o Instituto Fernandes Figueira foi pioneiro na introdução do CPAP no Brasil”, observou o dr. José Maria. Ao final, o dr. Wung conduziu uma conferência onde deu orientações sobre como agir em uma UTI Neonatal, abordando questões como ressuscitação e ventilação com máscara, vias aéreas orais e nasais, CPAP, entre outros assuntos.
TRAJETÓRIA – Desde 1988, Dr. Wung dirige as conferências anuais sobre "Cuidados Respiratórios do Recém-Nascido - Uma Abordagem Prática", no Columbia University Medical Center. Ele é frequentemente convidado como professor visitante e já ministrou mais de 200 palestras sobre cuidados respiratórios neonatais em mais de 20 países, entre eles o Brasil.
Recebeu diversos prêmios por sua atuação na Neonatologia. Em 2013, o Dr. Wung foi homenageado no "Hall da Fama da Neonatologia", que foi criado para homenagear pessoas notáveis cujos esforços impactaram positivamente o atendimento de recém-nascidos criticamente doentes.
As principais especialidades do médico incluem a terapia CPAP com bolha nasal, ventilação mecânica mais suave e gentil e NAVA, tratamento de bebês com HPPN usando nebulização contínua de iloprost para HPPP não responsiva ao óxido nítrico inalado, tratamento de lactentes com hérnia diafragmática congênita, Máscara laríngea (ML) para lactentes com sequência de Pierre Robin e Técnica de ventilação monopulmonar em recém-nascidos.
PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:2418º CBMIP registra recorde histórico de participantes
08/07/2025 , 10:08"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02