2º Nordesteped: Comissão Organizadora se reúne em Campina Grande para definir detalhes do evento

A Comissão Organizadora do 2º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped) reuniu-se na última semana em Campina Grande (PB), capital sede da edição deste ano, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Universitário Facisa (Unifacisa) para discutir os preparativos do evento. A expectativa é receber 700 congressistas entre os dias 28 e 30 de maio, no auditório da Unifacisa.

De acordo com os organizadores, o 2º Nordesteped trará muitas novidades, entre elas a ação externa “Pediatras no Parque”, voltada à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e desenvolvimento infantil. “Teremos ainda um envolvimento maior dos médicos residentes, que apresentarão casos clínicos para a realização do diagnóstico diferencial com a participação da plateia”, adianta dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, vice-presidente da Comissão Cientifica.

PROGRAMAÇÃO – Praticamente finalizada, a grade científica contemplará temas de interesse do pediatra geral e abordará desde a neonatologia, englobando a assistência adequada na sala de parto para prevenção de hipóxia, bem como as novas recomendações da assistência ao paciente da emergência em parada cardiorrespiratória. Também serão contemplados temas como o diagnóstico adequado da tuberculose na infância, aspectos relacionados à asma e alergia, imunização, entre outros.

“Nosso objetivo é proporcionar um evento multidisciplinar, com temas voltados também a outros profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Por isso, haverá ainda aulas sobre nutrição infantil, inclusive com a utilização da cozinha experimental da universidade, simpósio de aleitamento materno e imunização, que são áreas de grande interesse de vários profissionais de saúde”, observa dr. Leonardo Cabral, presidente do evento e da Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP).

Ele reforça que a Comissão Organizadora está convicta de que haverá grande participação dos pediatras da região e que “mais uma vez será um encontro de amigos, buscando a atualização permanente e a melhoria no atendimento da criança nordestina”.

INTERIORIZAÇÃO – A interiorização do saber é uma meta desde a primeira gestão da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, ao assumir a instituição em 2016. Para ela, é extremamente importante os pediatras de todo Brasil terem acesso a eventos próximos do seu local de trabalho. 

“Diante disso, a coordenação da Região Nordeste assumiu um compromisso, para que os nossos eventos fossem realizados fora das capitais. Buscamos cidades que tenham algumas características, tais como curso de medicina e residência de pediatria, além de um apelo cultural”, explica dra. Anamaria Cavalcante e Silva, presidente da Comissão Científica

Segundo ela, além de atender as características técnicas, Campina Grande reforça sua escolha por ser também palco de emblemática cultura e por ter a maior festa de São João do mundo. “Tanto que o Congresso acontecerá exatamente às vésperas do início junino e teremos várias atrações culturais relacionadas a esse festejo”, complementa.

Além disso, o município, entre os anos 1940 a 1960, foi o maior exportador de algodão em nível mundial, o que tornou a cidade pujante no seu desenvolvimento e características econômicas. Posteriormente, a cidade transformou-se em um importante celeiro educacional, com recursos universitários de alta qualidade. Atualmente, conta com duas faculdades de medicina e dois programas de residência em pediatria. 

PREPARATIVOS – Além dos doutores representantes da SBP e da SPP, também participaram da reunião preparativa a secretária de Saúde do município, Luzia Marinho Leite Pinto, e o chanceler Unifacisa, dr. Dalton Gadelha. Também estiveram presentes o coordenador do curso de Medicina da Unifacisa, dr. Antônio Henriques de França Neto; a coordenadora do Departamento de Pediatria, dra. Adriana Sarrant Braz; e a docente de pediatria, dra. Maria do Socorro Martins. “Todos garantiram empenho e apoio para que o 2º Nordesteped seja um marco da pediatria na região”, finaliza dr. Eduardo Jorge.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520