Os assuntos "Saúde Escolar" e "Problemas de comportamento", envolvendo os transtornos de atenção e aprendizagem, também estiveram presentes no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece no Centro de Eventos do Ceará até o próximo sábado. Entre os temas abordados, o médico carioca dr. Paulo César Mattos discorreu sobre as "Dificuldades escolares: mitos e verdades", enumerando as questões fundamentais que influenciam negativamente no processo de aprendizagem das crianças, entre elas a precariedade da escola pública, além da falta de investimento em educadores.
De acordo com o médico, a escola tem papel fundamental na saúde mental das crianças e é poderosa aliada no processo de identificação de possíveis dificuldades e problemas. Segundo ele, a escola deve ser um espaço de promoção do diálogo e convívio social solidários, que estimula o respeito às diferenças individuais, possibilita o desenvolvimento de habilidades e que permita uma proposta curricular mais flexível, utilizando métodos de avaliação qualitativos.
"O aluno deve ser protagonista no processo de construção do conhecimento e deve também ter seu ritmo respeitado, divergindo em suas habilidades e dificuldades. Entre os pontos importantes a serem observados, o papel da escola deve estar sempre voltado para a promoção da autoestima, qualidade de vida e inclusão da criança no contexto escolar, familiar e social", explica o dr. Paulo César.
Ele acredita que o processo de ensino e aprendizagem influencia outros fatores que envolvem família, escola, convívio social e políticas públicas. Por isso, defende que os pediatras estejam alertas ao tema, pois as dificuldades escolares não se restringem apenas aos problemas orgânicos (de saúde). “Esse somatório de problemas, junto às questões de saúde, prejudica muito a criança e pode deixá-la com sentimento de incompetência, sentindo-se responsável pelo seu próprio fracasso".
Os transtornos de comportamento também foram destaque na conferência do palestrante dr. Ricardo Halpern, que apresentou os quadros mais comuns e suas características. Segundo ele, as dificuldades intelectuais são fatores que causam desajuste na família, escola e sociedade. Alguns evoluem para a adolescência e seguem até vida adulta.
"Para a construção da saúde psíquica da criança, é preciso levar em consideração o histórico e percepções da mãe e o estabelecimento dos vínculos primordiais entre pais e filhos". O pediatra acredita que os conhecimentos, saberes, e habilidades, somados à afetividade e às atitudes e práticas familiares facilitam e promovem a sobrevivência, o desenvolvimento, a proteção e a participação das crianças.
Além do pediatra, a atuação de profissionais de áreas multidisciplinares representa um apoio imprescindível no processo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos transtornos. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem se destacando pela atenção dada aos temas transversais, como forma de capacitar os profissionais para atuarem de maneira mais efetiva junto à nova configuração da sociedade e seus constantes desafios.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
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