3º Evento da Coalizão pela Vacinação promove debate sobre o atraso vacinal no Brasil

Já está disponível para acesso aos associados o 3º Evento da Coalizão pela Vacinação. O encontro promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a farmacêutica GSK – abordou o tema “Atraso vacinal em tempos de pandemia, o que fazer?”, a fim de atualizar os profissionais da área da saúde sobre esse assunto de grande relevância no País, com a contribuição de renomados especialistas na área.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LIVE

A transmissão foi mediada pela diretora da SBI, dra. Lessandra Michelin, e contou com a participação dos drs. Juarez Cunha e Isabela Ballalai, presidente e vice-presidente da SBIm, respectivamente. Também estiveram presentes na live dois especialistas do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri (presidente) e dra. Tânia Petráglia (membro).

Durante o evento, foi discutido o panorama da cobertura vacinal no Brasil e apresentado diferentes cenários que ilustram o tema, como: gestantes sem comprovante de vacinação; jovens que não realizaram nenhuma vacina recomendada na adolescência; crianças menores de um ano que não receberam as vacinações conforme o calendário vacinal; entre outros.

“A pandemia equivocadamente afastou as famílias e crianças das unidades de saúde. Esse atraso vacinal implica em riscos muito maiores do que a própria Covid-19 para as crianças, deixando-as desprotegidas contra sarampo, rubéola, febre amarela, e as demais vacinas do calendário”, explica dr. Renato. O encontro foi encerrado com uma sessão de perguntas enviadas pelo público, que pôde tirar dúvidas com os especialistas.